A forma correta de recolher a linha e o peixe

A FORMA CORRETA DE RECOLHER A LINHA E O PEIXE

a-forma-correta-recolher-linha

Eu me recordo como se fosse hoje quando comecei a levar a pesca de praia a sério e pensava: qual será a forma correta de recolher a linha e o peixe?

Também notava, com bastante curiosidade, os pescadores mais experientes recolhendo os peixes com a ponta da vara abaixada e o blank paralelo à linha d’água.

Ao observar aquela cena, eu me questionava: “porque será que eles recolhem a linha assim?”.

A resposta para essa pergunta eu obtive assim que ingressei num Clube de Pesca de Praia. Graças ao compartilhamento de informações entre os colegas mais carimbados na arte, um deles me disse: “quando se recolhe com a ponta da vara levantada a tendência é que o peixe fique próximo à superfície e se debata com mais vigor por pensar que sairá da água.

Além disso, se o peixe capturado for um robalo, a ponta da vara voltada para baixo fará com que a linha fique mais rente ao fundo e não instigará o peixe a saltar para tentar se livrar do anzol.”

Desde então sempre procuro recolher a linha e os peixes dessa forma. Principalmente quando o exemplar se aproxima da beirada, já que este é, sem dúvida, o momento mais delicado da captura.

Por falar nisso, nunca force a retirada de um peixe que ainda não está devidamente cansado. Também jamais tente tirá-lo da água contra a força da maré. Já assisti vários pescadores perderem peixes que estavam na primeira ondinha e praticamente entregues quando, por pura afobação, tentaram colocá-los no seco na hora em que havia repuxo de uma onda. Eu também já fiz essa besteira…

E nas praias de tombo a precaução deve ser redobrada. Afinal, as ondas quebram no raso e geralmente o primeiro canal forma um degrau grande que prende a chumbada e atrapalha bastante a retirada do peixe. Atrelado a esse fato há também o repuxo das ondas, o qual os peixes utilizam a seu favor para tentar retornar para o fundo.

Sendo assim, quando o peixe já estiver bem próximo da areia, não tenha pressa. Espere o momento certo para retirá-lo da água e aproveite o embalo de uma onda para colocá-lo no seco.

Se o exemplar for grande, é bem provável que ao aproximar da beirada ele desembeste em direção ao fundo. Então regule bem a fricção do molinete ou da carretilha e ajuste-a para o tamanho do peixe que estiver fisgado.

E aí? Gostou dessa dica sobre a forma correta de recolher a linha e o peixe? Tem coisas que você encontrará apenas aqui, no Bóra Pescar!

Texto e foto: Marcelo Paste