Arranque cônico para pesca de praia

arranque-conico

Ao contrário do que acontece nas outras modalidades de pesca, onde aquela linha mais grossa emendada na parte final da linha principal é chamada de leader, na pesca de praia essa linha mais grossa é chamada de arranque e tem como função suportar o tranco na hora do arremesso.

O arranque cônico normalmente tem de 12 (doze) a 15 (quinze) metros de comprimento. Pode ser feito em casa, pelo próprio pescador ou então comprado pronto.

No caso deste último, há no mercado uma boa gama de marcas e bitolas. Contudo, normalmente inicia-se com uma linha mais fina, na casa dos 0,22mm aproximadamente, a qual vai aumentando gradativamente até terminar em 0,52mm ou 0,57mm. Por isso é chamado de arranque cônico.

Vale informar que cada carretel contém entre cinco a dez arranques. Se você se interessou, segue a indicação de algumas marcas que fabricam arranques cônicos: Shimano, Albatroz, Trabucco, Varivas, Sunline.

ARRANQUE CÔNICO CASEIRO: COMO FAZER

Para aqueles que preferirem, o arranque pode ser confeccionado em casa. Nesta hipótese, entretanto, o pescador deve dominar a técnica dos nós ou saber efetuar a soldagem de linhas, pois são as duas formas de montar um arranque cônico sozinho.

O lado positivo dessa escolha é que o pescador poderá definir a espessura inicial e final da linha. Também é possível delimitar o comprimento total e parcial de cada bitola a ser utilizada. Vejamos um exemplo:

Na pescaria leve, em que o objetivo principal é a captura de peixes menores com material reduzido (molinete e carretilha pequenos, varinha mais curta, linha bem fina, chumbada leve, etc), não há necessidade de usar um arranque que comece com 0,22mm e termine em 0,57mm. Até porque ficaria em total descompasso com o conjunto, podendo até mesmo estragar os passadores da varinha. Isto porque o último passador geralmente é bem diminuto nos caniços de pesca leve.

Sendo assim, ao confeccionar o arranque em casa, o pescador poderá começá-lo com uma linha 0,18mm e terminá-lo com uma linha de 0,30mm ou 0,33mm, sendo esta última suficiente para suportar arremessos com chumbadas de até 60g aproximadamente.

Se não fizer isso, o pescador terá que pegar um arranque cônico comprado e, com o auxílio de um micrômetro, encontrar o local onde a espessura está na casa dos 0,33mm e cortar a linha naquele local, perdendo, consequentemente, alguns metros de arranque.

E aí? Gostou da dica? Então fique ligado no Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste