Atum amarelo
ATUM AMARELO
Não precisa nem ser pescador para saber: os atuns têm grande importância na culinária e na pesca esportiva!
E o atum amarelo (Thunnus albacares, família Scombridae), obviamente, não foge à regra. Além de muito bonita, essa espécie é conhecida por caçar cardumes de pequenos peixes em parceria com golfinhos. Isso mesmo: golfinhos.
CARACTERÍSTICAS:
O atum amarelo possui a segunda nadadeira dorsal e a nadadeira anal bem longas e amareladas, bem como o dorso azul escuro metálico. A barriga apresenta diversas linhas verticais, como é possível ver na foto abaixo, do pescador e fotógrafo Thyago Vasconcelos:
Trata-se de uma espécie que atinge grande porte, podendo chegar a 2,4m de comprimento e mais de 200 quilos. Pode ser encontrado em todos os mares quentes (exceto no Mediterrâneo) e no Atlântico Ocidental.
DICAS DE PESCA:
A pescaria deste atum, assim como a de qualquer outro, é do tipo pesada. Isto é, requer braço e equipamento forte. Há quem diga que os atuns são os peixes esportivos mais fortes do mar porque até mesmo os pequenos dão bastante trabalho.
Na foto abaixo, do pescador Thyago Vasconcelos, é possível ver que a briga é realmente espetacular:
Sendo assim, capriche no material, usando varas e carretilhas apropriadas. Como o peixe toma muita linha, é comum o uso de varas para próprias para a pesca oceânica, com roldanas no lugar dos passadores tradicionais.
As iscas podem ser plugs de meia água, trabalhadas no sistema de corrico, ou então poppers recolhidos na superfície com bastante vigor e rapidez, a fim de atiçar o peixe.
O recorde mundial homologado pela IGFA foi batido em 2012, na Califórnia, Estados Unidos da América, com um atum amarelo de 193,68 kg.
Sua carne é excelente e tem grande aplicação na culinária.
E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!