Cachapinta

CACHAPINTA

bora-pescar

Medieli Oliboni com uma bonita cachapinta filhote

Cachapinta (Pseudoplatystoma fasciatum x Pseudoplatystoma corruscans, família Pimelodidae) é o resultado do cruzamento artificial entre o surubim-pintado e o cachara.

Ou seja, é um peixe híbrido. Seu nome é composto por metade da nome da espécie que é utilizada como fêmea no cruzamento e a outra metade vem do nome do macho.

No caso da Cachapinta, a fêmea era uma Cachara e o macho um pintado. Logo, cachapinta.

O cruzamento de espécies já ocorre há muitos anos, mas ainda há muito o que ser estudado e aperfeiçoado.

Os geneticistas e pesquisares não sabem ainda, por exemplo, se as novas espécies criadas poderão ser férteis ou não.

Outro problema é que esses peixes híbridos uma vez ou outra escapam para os rios, em razão de fugas de pesque-pagues e lagos de pisculturas, bem como de solturas indevidas (os famosos “peixamentos”).

Assim, caso sejam férteis, pode ser que consigam se reproduzir com espécies puras, produzindo filhotes modificados geneticamente que tomarão o lugar de espécies nativas, extinguindo-as.

No caso da cachapinta, a sua criação tem como origem a demanda de grandes piscicultores. O desejo de criar o pintado em cativeiro levou à criação desta nova espécie.

Por ser mais dócil do que seus “pais” e se alimentar e crescer com mais facilidade, a cachapinta se tornou um peixe muito utilizado pelos pesque-pagues.

Sua coloração é uma mistura entre as duas espécies, com faixas negras pelo corpo e alguns pontos pretos característicos do pintado.

Essa característica acabou lhe rendendo o apelido de surubim “ponto e vírgula”:

cachapinta

Rodi Guia e Instrutor de Pesca segurando uma cachapinta de respeito.

Apesar de ser carnívora, também consume outros alimentos. Não se sabe ao certo até que tamanho e peso atinge, mas já existem relatos de peixes com mais de 20 quilos.

Sua carne é bastante apreciada.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Rodi Guia e Instrutor de Pesca e Medieli Oliboni.