Camarão bom para a pesca de praia

CAMARÃO BOM PARA A PESCA DE PRAIA

camarao-pesca-praia

O camarão, como você já deve saber ou imaginar, não é difícil de comprar. Exceto, obviamente, na época de defeso, bem como em determinadas épocas do ano, quando algumas espécies não se aproximam da costa. Nessa época os camarões dificilmente são capturados pelas redes de arrasto dos barcos pesqueiros.

Mas afinal, como escolher um camarão bom para a pesca de praia?

Basta seguir as dicas que vamos lhe passar e você, amigo pescador, não errará na escolha do melhor camarão para a sua pescaria de praia.

Uma delas é: o camarão ideal para a pesca de praia é aquele que sai direto do barco. Ou seja, aquele que vai para um recipiente livre de água doce e de qualquer outro agente que seja capaz de alterar a sua consistência, cheiro e propriedades.

Afinal, uma vez colocado no gelo, o camarão tende a perder a sua rigidez. Isto porque a água doce é cheia de cloro e minerais e estes componentes alteram o cheiro e a consistência do camarão.

Para agravar, muitos pescadores e banquinhas costumam acrescentar bissulfito de sódio no camarão. Eles adicionam esse pó com a finalidade de evitar o aparecimento de manchas escuras (melanose) nele.

Ocorre que, uma vez colocado o tal pozinho a isca será preterida pelos peixes e o pescador acabará frustrado. Afinal, ele observará seus colegas pescando peixes e mais peixes, ao passo que ele, desconhecedor deste fato, verá a sua isca voltar intacta, remesso após arremesso.

Para não cair nessa cilada, evite comprar camarão descascado. Normalmente eles já receberam a adição daquele produto químico. Evite também comprar camarão congelado ou acondicionado no gelo.

E os camarões de cativeiro? Prestam?

Os camarões criados em cativeiro também devem ser refugados. O motivo é bem simples: eles não têm tanta aceitação como os camarões que vivem e se alimentam sem a interferência humana. Não se sabe bem o motivo disto, mas especula-se que os camarões de cativeiro são rejeitados por conta da ração que os criadores usam.

Há quem diga que a ração interfere no sabor de sua carne e por isso são recusados pelos peixes. Seja qual for o motivo, parece existir um consenso que os camarões de cativeiro não são bons como isca.

Dica de como armazenar seus camarões para que eles durem mais

A execução do seguinte procedimento garantirá a eficácia do seu camarão como isca:

(i) ainda na praia, coloque-os numa rede de malha fina. Na ausência desta, improvise uma redinha com sacos de laranja encontrados em supermercados;

(ii) lave os camarões na água do mar em torno de três ou quatro vezes. Sacuda bem a rede para retirar toda a sujeira que normalmente vem junto com os camarões;

(iii) uma vez limpos na água do mar, retire todas as cabeças dos camarões. Se possível, use uma tesoura. Importante: não remova a casca deles;

(iv) escoe bem a água e separe os camarões em porções conforme a quantidade desejada e;

(v) por fim, embrulhe cada porção em pedaços de jornal para, em seguida, colocar o pacote dentro de um saco plástico e levá-lo para o freezer ou para o congelador da geladeira. Mas atenção: a cabeça dos camarões deverá ser retirada porque sem esta providência os mesmos estragarão rapidamente, mesmo depois de colocados no freezer. O ato de embrulhá-los em pedaços de jornal, por sua vez, servirá para evitar que sejam queimados pelo frio intenso. Vale frisar que o camarão sete barbas tende a se deteriorar mais rapidamente que o camarão branco, mesmo depois de congelado.

Vídeo com o passo a passo:

O pescador Marcelo Paste, aficionado pela modalidade de pesca de praia, inseriu um vídeo no Youtube mostrando como acondicionar corretamente o camarão. Seguindo esse procedimento os camarões duram mais tempo no freezer e permanecem bons para o uso:

Seguindo tal procedimento você conseguirá conservar a isca por mais tempo e com as mesmas propriedades de quando a comprou.

Além disso, você evitará o desperdício de dinheiro, já que o camarão mal condicionado estraga rápido e ainda por cima deixa a geladeira com aquele odor característico de podridão. Já imaginou perder o “alvará de soltura” porque o camarão estragou na geladeira?