Carás

caras

Carás, também conhecidos como porquinhos, acará-rói-rói e acará-tinga, são peixes do gênero Geophagus proximus, família Cichlidae. Existem pelo menos 23 espécies, sendo que muitas delas foram retiradas de seus habitats naturais e introduzidas em outras bacias hidrográficas.

Os carás são facilmente encontrados pelos rios, lagos e represas do país. Se reproduzem com facilidade e têm um hábito alimentar bastante diversificado.

Atingem cerca de 30 centímetros de comprimento e possuem corpo elevado, cabeça com perfil triangular e uma mancha escura na altura dos espinhos da nadadeira dorsal. Apresenta dimorfismo sexual, sendo os machos maiores e mais coloridos que as fêmeas.

Preferem habitar as margens de rios e lagos. Se alimentam de sementes, frutos, insetos, crustáceos e algas.

Sua captura é muito fácil e divertida. Uma simples varinha de bambu, linha fina, anzol pequeno e uma latinha de minhoca já são suficientes para a pescaria desse peixe.

Pode ser pescado no barranco do rio, em lago ou represa, de preferência em margens com bastante vegetação aquática.

Inclusive são bastante comuns de serem pescados usando material próprio para lambaris ou outros peixes pequenos, tais como saicangas e jundiás. São em ocasiões assim que bons exemplares podem aparecer, como esse da foto abaixo, capturado pela pescadora Tais Fasanella:

caras-tais-fasanella

Embora tenha muitos espinhos, sua carne é bastante saborosa. Apenas tome cuidado para não se engasgar e também para limpar os carás. Afinal, o espinho dorsal pode causar ferimentos na mão.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o blog e Bóra Pescar!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Marcelo Paste e Tais Fasanella