Proteja o cabo das suas varas!

PROTEJA O CABO DAS SUAS VARAS!

proteja-cabo-varas-pesca

Na pesca de praia é normal deixar os caniços em calões e esperas, pois ficar segurando na mão o conjunto (vara e molinete) pode ser algo cansativo após algumas horas, ainda mais se for um conjunto pesado.

Além disso, na pesca de lazer é comum arremessarmos, colocarmos o conjunto na espera e sentarmos numa cadeira para descansar, tomar uma cerveja e relaxar.

O único porém de fazer isso (colocar a vara de pesca no calão) é que o cabo do caniço começa a riscar quando o colocamos e depois retiramos do calão. Assim, após algumas pescarias os riscos no corpo do blank ficam visíveis. E após anos de uso esses riscos no blank vão ficando maiores, mais feios e ainda diminuem o valor do produto.

E se você é pescador de praia assim como eu, você vai entender o que eu escreverei agora.

BENEFÍCIOS DE PROTEGER O CABO DAS VARAS DE PESCA

Nós, pescadores de praia, gostamos de comprar material novo, bonito e bem cuidado. As vezes não temos dinheiro para comprar um caniço novo. Então acabamos comprando um caniço usado mesmo. E quando vamos fazer isso uma vara de pesca bem cuidada com certeza é mais desejada do que uma vara toda riscada.

Logo, o conselho desta matéria serve tanto para todos nós. Ao proteger o cabo das varas de pesca você terá os seguintes benefícios:

  • Manterá a estética dos caniços intacta e agradável aos olhos;
  • Evitará possíveis quebras dos cabos das varas, pois protegerá o blank de impactos;
  • Valorizará seu material perante possíveis compradores, caso você decidia vendê-lo.

Conforme você pode perceber, são três bons benefícios. Mas será que há algum ponto negativo em proteger o cabo do caniço? Tirando o fato de que você gastará alguns reais, bem como aumentará em algumas gramas o peso da vara, não consigo ver outros pontos contras.

QUAIS AS OPÇÕES PARA PROTEGER O CABO DAS VARAS DE PESCA?

Agora que você já sabe os prós e “contras” de proteger o cabo das varas de pesca, vamos falar sobre como você pode fazer isso. Um das opções é antiga e já conhecida dos pescadores. Principalmente dos pescadores de praia. Já a outra vem ganhando cada vez mais notoriedade, principalmente porque não altera a estética do caniço.

As opções são:

  1. Usar um termo retrátil:

O termo retrátil já existe há muitos anos e inclusive em várias cores. Por ser de fácil aplicação e baixo custo, vem sendo utilizado por pescadores há décadas. E não só por pescadores. Jogadores de tênis também usam. O termo retrátil é aplicado no cabo de suas raquetes, pois ele ajuda na pegada por ser antiderrapante.

Com relação a aplicação do termo retrátil, basta você “vestir” o cabo da vara de pesca e, usando um secador de cabelo, aquecer o termo retrátil no local onde ele está aplicado. Isso fará com que ele encolha e grude na superfície do cabo da vara. Pronto. Simples assim.

      2. Usar uma fita de silicone:

fita-de-silicone

A fita de silicone também já existe há muito tempo, mas somente há poucos anos começou a ser utilizada para proteger o cabo das varas de pesca. Assim como o termo retrátil, a fita de silicone também é de aplicação fácil e baixo custo. Na verdade ela é um pouquinho mais cara que o termo retrátil.

O grande ponto positivo da fita de silicone é que ela não altera em absolutamente nada a estética do caniço, pois é transparente. Além disso, é um pouco mais leve que o termo retrátil. Logo, para aqueles que se preocupam com o peso extra no caniço, a fita de silicone é mais vantajosa.

Se você tem dúvida como proteger o cabo das varas de pesca usando uma fita de silicone, assista o vídeo abaixo:

ONDE COMPRAR O TERMO RETRÁTIL E A FITA DE SILICONE?

Como visto, tanto o termo retrátil, como a fita de silicone são excelentes opções para proteger o cabo das varas de pesca. E o que é melhor: ambos são baratos e fáceis de aplicar. Além disso, o termo retrátil e a fita de silicone podem ser encontrados em lojas de pesca, bem como no Aliexpress e na ShopeeHá, ainda, pessoas físicas e pequenos comerciantes que também vendem esses produtos.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!

Texto e fotos: Marcelo Paste