Customização de vara de pesca

CUSTOMIZAÇÃO DE VARA DE PESCA

customizacao-vara-pesca

Quem acompanha o Bóra Pescar sabe: nós somos de Curitiba – PR e somos fascinados pela pesca de praia. Eu, inclusive, tenho um canal no Youtube só sobre pesca de praia. Você inclusive pode conferir meus vídeos clicando aqui.

E aqui em Curitiba – PR há um customizador de material de pesca que é absurdamente bom. Trata-se do César Butyn, nosso customizador de confiança há vários anos.

César, inclusive, recebeu de mim há pouquíssimo tempo um projeto que há muitos anos eu queria por em prática: a customização de uma vara de pesca de praia, mais precisamente uma vara Trabucco Athena Xtreme Surf de 4,2m de comprimento. Um baita caniço. Confira abaixo as vantagens e desvantagens de fazer algo assim.

VALE A PENA A CUSTOMIZAÇÃO DE VARA DE PESCA?

Embora a resposta seja bastante subjetiva, eu me arrisco a dizer que sim, vale a pena. Afinal, você terá uma vara de pesca única, feita sob medida para você.

E um bom customizador levará em consideração diversos critérios para fazer o trabalho, como, por exemplo, o comprimento do seu braço (para saber onde colocar o reel seat); a cor que você deseja no blank, a cor das linhas dos passadores, o tipo de reel seat, o tipo dos passadores, etc.

Ou seja, a varinha fica exatamente do jeito que você quer, algo que não raramente é obtido quando se compra uma vara de fábrica. Não que essas últimas não sejam boas, não é isso. Só que uma varinha que sai de fábrica foi feita para Joãozinho, para Fernandinho, para Rodriguinho e assim por diante. Conseguiu entender? Eles tem que fazer uma varinha que possa ser usada por qualquer um, não importa o tamanho do cidadão ou o seu gosto.

QUAIS SÃO OS PRÓS E OS CONTRAS?

Acredito que listar os prós e contras lhe ajudará a decidir se vale a pena ou não a customização de vara de pesca. Preparado? Então vamos lá:

PRÓS:

  • A vara será única, ou seja, ninguém mais terá uma igual a sua. Inclusive você pode colocar seu nome nela;
  • Você poderá escolher os materiais a serem utilizados, de sorte que sua vara poderá ficar com uma qualidade e durabilidade muito superior a uma de fábrica;
  • A customização de vara de pesca costuma gerar um produto final muito melhor acabado e bem mais leve. Às vezes a diferença de peso entre uma vara customizada e uma vara de fábrica é absurda e pescadores de competição sabem e valorizam muito isso. O peso de uma vara de pesca pode não fazer muita diferença para o pescador de recreação, mas para quem compete e fica horas a fio fazendo arremessos atrás de arremessos faz muita diferença, sim.

Eu diria que esses são os prós de efetuar a customização de vara de pesca. Posso ter esquecido de algum, mas esses aí são os maiores e mais perceptíveis. Agora vamos aos contras…

CONTRAS:

  • Custo. Sim, o custo é mais alto. Às vezes, dependendo do que o pescador escolher colocar na vara, é bemmmm mais alto. Vou dar um exemplo: na vara de pesca que eu customizei eu podia ter escolhido colocar passadores em titânio, que são bem mais leves, duráveis e não enferrujam. Ou seja, são ótimos para uma vara de pesca de praia, na qual a maresia detona os passadores ao longo do tempo. Se eu tivesse colocado os passadores de titânio o valor final teria ido lá para as alturas. E aí, meu amigo, haja bolso. Destarte, o custo é um fator importante a ser levado em conta. Isso não significa, entretanto, que seja tão mais caro assim. Tudo vai depender da escolha do material a ser empregado e, é claro, do profissional escolhido.

CONCLUSÃO

A customização de vara de pesca é algo que, ao meu ver, vale muito a pena. E agora que eu tenho uma varinha de pesca de praia customizada eu posso afirmar isso com ainda mais certeza. Inclusive você pode ver como foi a customização da minha vara de pesca de praia nos vídeos abaixo:

 

Sendo assim, se você tinha dúvidas sobre o assunto, espero que este artigo tenha esclarecido algumas delas. E caso tenha se animado com o assunto já aproveite e encontre um profissional na Categoria Customizadores!

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto e fotos: Marcelo Paste