Importação de molinete e taxação

IMPORTAÇÃO DE MOLINETE E TAXAÇÃO

importacao-molinete

Internet é uma tentação. Às vezes estamos de bobeira navegando, resolvemos pesquisar por material de pesca e pronto. Uma enxurrada de propagandas sobre o que estávamos pesquisando começam a aparecer em todas as páginas.

Aí o dedo começa a coçar e resolvemos comprar algo novo, mesmo não precisando. Se identificou? Pois é amigo, isso é bem normal.

E quando se trata de material de pesca então, acredito que todos nós já fizemos isso. E nós mesmos do Bóra Pescar ajudamos nessa situação, pois fazemos a publicidade de lojas de pesca. Em nossa defesa tenho a dizer que é muito bom gastar com material de pesca, pois se existe um vício bom, esse vício é a pesca.

E às vezes esse vício nos leva a fazer uma compra internacional. Eu, por exemplo, fiz recentemente uma importação de molinete diretamente do Japão. Estava pescando há 8 anos com o mesmo molinete de pesca de praia, então resolvi fazer o investimento. Só tem um problema, quando o molinete chegou aqui eu fui taxado.

Se você está pensando em fazer a importação de molinete também e ficou preocupado, calma. Eu te digo aqui neste artigo como solucionar, é bem fácil.

COMO SABER QUANDO VOCÊ FOI TAXADO 

Saber se o Fisco te pegou ou não na importação de um molinete ou material de pesca é extremamente simples. A Receita Federal te avisa com um cartinha, como essa aí de baixo:

importacao-molinete

importacao-molinete

Conforme você pode ver, eles te dão duas opções: pagar ou recorrer.

E agora vem a parte mais complicada, que é justamente fazer essa escolha. Eu explico abaixo.

O QUE FAZER? PAGAR OU RECORRER DA TAXAÇÃO?

A resposta é: depende. Afinal, se você tiver pressa para receber o produto, as vezes vale a pena pagar logo de uma vez, desde, é claro, que a taxação tenha sido correta ou então eventual excesso incorretamente tributado não seja absurdo.

No meu caso, por exemplo, eles me tributaram incorretamente em aproximadamente R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais). Eu pensei em recorrer para economizar esse valor, mas antes fui pesquisar na Internet por situações parecidas. E sabe o que eu descobri? Que a Receita estava demorando em torno de 3 meses para julgar uma Impugnação à taxação.

Quando eu soube disso eu resolvi pagar o tributo, até porque era final do ano de 2018 e eu queria muito usar o molinete novo nas minhas férias na praia.

CONCLUSÃO

Conforme você pode ver, a decisão é muito pessoal. Portanto, caso você efetue a importação de molinete ou outro produto e seja taxado, você terá que sopesar o que vale mais a pena: pagar logo de uma vez ou recorrer e esperar alguns meses para saber se conseguirá afastar eventual erro/excesso.

Caso decida pagar, basta seguir os passos descritos na cartinha que lhe enviaram. É bem tranquilo e tudo se resolve pela Internet mesmo. Basta acessar o site dos Correios, escolher pela opção de pagar, visualizar o valor lá mesmo, gerar a guia e pagar.

Feito isso o produto será desembaraçado e chegará na sua casa rapidão.

Para aqueles que gostam de explicação em vídeo fiz um que está no meu canal no Youtube. Confira:

 

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto e fotos: Marcelo Paste