Jacundá

jacunda

Jacundá (Crenicichla spp., família Cichlidae) é um peixe também conhecido pelo nome de joaninha, mariana ou sabonete.

Pode não ficar muito grande, mas é extremamente agressivo e territorialista!

Outra característica marcante deste peixe é a quantidade de espécies já catalogadas: 82! Isso mesmo. Oitenta e duas espécies e muitas outras ainda estão em análise para validação.

Isso explica porque durante pescarias é comum capturarmos jacundás com cores diferentes.

São tantas espécies que quando capturamos um exemplar a única coisa que sabemos identificar é que se trata de um jacundá.

Nas fotos abaixo, por exemplo, é possível ver dois jacundás diferentes capturados no mesmo local:

jacunda

O pescador Gelson Buckel com um belo exemplar de jacundá.

jacunda

E a pescadora Ana Henig segurando outro belo espécime, diferente do jacundá mostrado na foto acima, sendo que ambos foram pescados no mesmo local.

São muito vorazes e atacam peixes praticamente do mesmo tamanho. São carnívoros, com o corpo alongado e a boca grande em relação ao corpo.

LOCAIS ONDE PODEM SER PESCADOS:

Jacundás podem ser encontrados em diferentes habitats, desde lagoas, águas rápidas, leitos, estuários e até mesmo pedreiras submersas e leitos de rios como nas fotos abaixo:

Pedreiras submersas onde é comum encontramos jacundás.

leito de rio onde é possível pescar jacundás.

Os menores têm entre quatro e cinco centímetros e os maiores podem chegar até 30 (trinta) centímetros, dependendo da espécie. Algumas espécies podem chegar até 1,5kg de peso.

São peixes que gostam de ficar escondidos, à espreita de suas presas. Quando se reproduzem tomam conta de seus filhotes, atacando tudo que passar por perto.

COMO PESCÁ-LOS:

Os jacundás podem ser capturados tanto com iscas naturais, como com iscas artificiais. Se você optar por iscas naturais, dê preferência para o uso de minhocas ou camarões, podendo até mesmo usar lambaris vivos como isca.

Se for usar iscas artificiais, procure usar pequenos spinners, plugs de fundo ou meia água. Salamandras artificiais, como a salamareca, também fazem sucesso com essa espécie.

Inclusive no Bóra Pescar há vários vídeos de pescaria dessa jacundás, pois nosso parceiro Fernando Mallmann é um exímio pescador desse peixe com material ultralight. Para ver os vídeos das pescarias, clique aqui.

Embora tenha a carne branca, firme e sem muitos espinhos, o jacundá não é muito valorizado na culinária.

Existem algumas espécies com recordes homologados pela IGFA. Você pode visualizá-los pesquisando diretamente no site da entidade ou, se preferir ver um deles, clicar aqui.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Ana Henig e Gelson Buckel.