Jundiá

JUNDIÁ

jundia

O Jundiá (Rhandia spp., família Pimelodidae), também conhecido por jandiá, mandi e sapipoca, é um peixinho pouco valorizado, mas que pode salvar a pescaria.

Afinal, nos dias de chuva e com água barrenta é praticamente o único peixe que come a isca. Principalmente se for uma minhoca.

CARACTERÍSTICAS:

De pequeno porte e com coloração variada, o jundiá é um peixe de couro que possui diversas espécies. São onze, para ser mais exato.

Pode chegar até 40 cm e 2kg de peso, mas o mais comum é encontrá-lo na faixa dos 20cm e 350 a 600 gramas de peso.

Está bastante presente nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde possui boa aceitação no mercado, pois sua carne possui poucos espinhos.

São onívoros e se alimentam durante o dia inteiro, mas possuem preferência pela noite. Vivem em lagos e poços fundos dos rios, bem como preferem ambientes de águas mais calmas.

DICAS DE PESCA:

Conforme comentado acima, os jundiás gostam de águas calmas. Sendo assim, se estiver pescando na natureza, em rios e represas, procure por remansos e poços mais fundos. E se estiver pescando em pesque e pague, procure pescar junto às margens ou locais com vegetação.

Uma isca infalível na sua pescaria é a minhoca, a qual deve ficar sempre tocando o fundo. Logo, é aconselhável usar chumbo de correr, até para que o jundiá não sinta o peso da chumbada, se assuste e largue a isca.

Dias de chuvas ou logo após são as melhores ocasiões para a pescaria desse peixe. E se a água estiver quente, melhor ainda.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto e fotos: Marcelo Paste