Lambaris

lambaris

Lambaris são excelentes peixinhos de se pescar! São rápidos, valentes (brigam muito se consideramos seu tamanho e peso) e ótimos ladrões de isca. Bobeou, dançou!

Pertencem à família Characidae e várias espécies são encontradas no Brasil. Inclusive em todas as bacias hidrográficas do país e nos mais variados tipos de habitat, tais como rios, lagoas, igarapés e até mesmo em estuários.

De pequeno porte, corpo alongado e comprimido, os lambaris possuem escamas pequenas e prateadas. As espécies de menor porte e cores mais intensas são bastante apreciadas no aquarismo. Já as espécies maiores são exploradas tanto pela pesca comercial, quanto pela pesca amadora. É comum utilizarem os lambaris como isca para a captura de peixes maiores, como a traíra, por exemplo.

São onívoros e tem um dieta bastante variada. Alimentam-se de folhas, sementes, flores, algas insetos, larvas de peixes e até de restos de animais.

O tamanho dos lambaris varia conforme a espécie, tendo sido registrados lambaris com um pouco mais de 3cm e outros que podem chegar até 20 cm e 100g de peso, como os da espécie Astyanax bimaculatus ou lambari de rabo-amarelo, mostrado nas fotos abaixo:

lambaris

lambaris

Os lambaris formam grandes cardumes, tanto para se reproduzirem como para se alimentarem. Frequentam quase todos os locais de um rio ou lago, mas são mais facilmente encontrados junto às margens, onde ficam à espera de alimentos trazidos pela correnteza.

Apesar do tamanho, são muitos vorazes. Podem destruir ninhos de outras espécies ou se alimentar de cardumes de alevinos em questão de segundos, bem como se reproduzem com facilidade, o que compensa o grande número de adultos que são consumidos por peixes maiores ou capturados pela pesca comercial e amadora.

Sua pesca é muito divertida e ótima para iniciar crianças e jovens no mundo da pesca. Sua captura é mais comum usando caniço de mão, com boinha (de peninha ou tradicional), anzol bem pequeno, do tipo “mosquito”, iscado com massinhas, sagu, larvas de insetos ou pedacinhos de minhocas:

lambaris

Em razão de sua agressividade e esportividade, os lambaris podem ser pescados também usando vara e molinete:

lambaris

Podem, inclusive, ser capturados com iscas artificias rebocadas por boias de arremesso (para permitir um arremesso mais longo), bem como com material de fly, usando pequenas moscas secas e ninfas.

Conforme você pode ver, o lambari é um peixe muito versátil na pesca, além de extremamente divertido e ligeiro! Há pescadores que se especializaram na sua captura e investem pesado na aquisição de material, comprando varinhas de mão extremamente leves e com um preço que chega a ultrapassar a barreira dos R$ 400,00 (quatrocentos reais).

É também um peixe muito apreciado na culinária, principalmente fritinho e com um limão espremido em cima, acompanhando daquela cerveja bem gelada!

Por todas essas razões o lambari é um peixe que merece todo o nosso respeito!

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o blog e Bóra Pescar!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Luis Fernando Ruckel