Como fazer a leitura de uma vara de pesca

leitura-vara-pesca

Você sabe fazer a leitura de uma vara de pesca?

Sabe dizer o peso dela, sua capacidade de arremesso, a libragem da linha adequada para o caniço e a composição do seu blank? Não?

Pois é isso que vamos mostrar no vídeo de hoje, feito pelo nosso parceiro do canal Fisgada Pesca.

MAS QUAL A IMPORTÂNCIA DE SABER FAZER ESSA LEITURA?

Com o mercado disponibilizando cada vez mais opções de produtos para o pescador, é essencial que o pescador saiba fazer a leitura de uma vara de pesca, sob pena de comprar material errado e gastar dinheiro a toa.

Como dinheiro não dá em árvore, vale muito a pena absorver essas dicas para fazer compras seguras e certeiras.

Ainda não se convenceu? Então vou te explicar usando um exemplo prático:

Você chega numa loja de pesca, vai até o mostruário de varinhas e pensa: “preciso de uma varinha para pescar tambas em pesque e pague”.

Fica olhando para aquela infinidade de caniços de diferenças marcas, tamanhos e “aparências”. Como você não sabe fazer a leitura da vara de pesca acaba escolhendo uma qualquer lá, achando que vai servir.

Aí você chega no pesque e pague, coloca a isca, vai arremessar e escuta um “crec”. Olha pro caniço e percebe que a ponteira já era. Sabe porquê?

Por que você não viu na hora de comprar a varinha que ela aguentava menos peso do que você usou na hora de arremessar.

Ou ainda: você arremessa e ela não quebra. Mas pouco depois você fisga um tambacu e durante a briga a varinha quebra. Porquê?

Porque você comprou uma varinha de 10libras e potência leve ao invés de comprar uma vara de 20-40libras para pesca média-pesada, por exemplo.

Como você pode ver, saber fazer a leitura de uma vara de pesca é muito importante. Vai te poupar dinheiro, evitar dor de cabeça e frustrações futuras.

E aí? Te convenci agora? Então assista ao vídeo abaixo e veja as dicas de como fazer essa leitura da vara: