Macetes da iscada

macetes-iscada

Com o passar dos anos a pesca de praia está se tornando cada vez mais técnica. O fator sorte ainda existe, sem dúvida, mas a técnica é indispensável. Pelo menos para aqueles que desejam pescar melhor e, por consequência, pegar mais peixes.

Sendo sincero com vocês, a iscada do camarão é uma técnica que todo pescador de praia deveria dominar. Afinal, é ela que determina a apresentação do camarão para o peixe e uma boa iscada interfere (e muito) se o peixe será fisgado ou não.

Como um dos objetivos do Bóra Pescar é ajudar nossos amigos pescadores, fizemos essa matéria para passar algumas dicas. Confiram.

MACETES DA ISCADA:

1ª) Utilize um iscador. Ele ajuda demais na hora de efetuar a iscada do camarão. Se você não sabe aonde comprar um iscador, não se preocupe. No site do Bóra Pescar há anúncios de várias lojas de pesca especializadas em pesca de praia para você contatar e procurar pelo iscador. Para ver as lojas que vendem material de pesca de praia clique aqui.

2ª) O tamanho da isca deve ser proporcional ao tamanho do anzol. Parece uma coisa óbvia, mas tem gente que não presta atenção nisso. Sendo assim, a dica é: se você quer pegar peixes grandes, use um anzol grande e uma isca grande. Se você quer pegar peixes pequenos, faça o contrário. Use anzol pequeno e isca pequena. O que não dá pra fazer é usar anzol gigante para pegar peixes pequenos, nem colocar muita isca em anzol pequeno.

3ª) Use elastricot para amarrar a isca. Ele tem dupla função: ajuda a evitar que a isca caia durante o arremesso e também dificulta que o peixe roube a isca. Mas cuidado: não use elastricot demais, senão a isca ficará “mumificada” e o anzol voltará cheia de pedaços dele, os quais são bem chatos de tirar.

4ª) Sempre deixe a ponta do anzol aparente. Se você tampar a ponta do anzol dificilmente o peixe será fisgado. Antigamente havia a crença que o pescador deveria tampar a ponta do anzol, pois o peixe a veria e acabaria se afugentando. Com o tempo essa crença se mostrou equivocada e hoje se sabe, por certo, que a ponta deve sempre ficar aparente.

No vídeo abaixo eu mostro esses macetes da iscada na prática, confira: