O dourado! O Rei dos Rios!

O DOURADO

Rodrigo segurando um belo dourado capturado no fly.

O dourado (Salminus brasiliensis e S. franciscanus) é considerado o Rei dos Rios.

É grande, voraz e muito esportivo. Isso é claro, sem contar que é um peixe muito bonito. Suas escamas amarelas e brilhantes chamam muito atenção, tendo inclusive dado origem ao seu nome. Cada escama tem um filete negro no meio, formando assim linhas pelo corpo do peixe.

Pode ser encontrado nas bacias dos rios São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai. Há duas espécies catalogadas: a Salminus brasiliensis e a Salminus franciscanus.

Apesar de muitos semelhantes, a Salminus brasiliensis é a que fica maior. Para distingui-las é relativamente fácil. A brasiliensis tem coloração dourada com reflexos avermelhados. Já a franciscanus é dourada com as nadadeiras alaranjadas, como é o caso do dourado mostrado na foto abaixo:

Rodrigo e um dourado monstro capturado em um pesqueiro.

Inclusive se você reparar bem na foto perceberá que o pescador pegou esse dourado (S. franciscanus) em um pesqueiro. Isso mesmo. Em um pesque e pague.

Atualmente já existem diversos estabelecimentos que criam dourados, principalmente para a pesca esportiva (pesque e solte). Aqui no Bóra Pescar você pode encontrar alguns clicando aqui.

Na natureza os dourados gostam de águas fortes e correntes, isto é, com movimento, como corredeiras e cachoeiras, mas também habitam pontos pertos da margem, junto de pedras e paus.

Podem alcançar mais de um metro de comprimento e até 30 quilos, mas exemplares desse porte são raros. As fêmeas são maiores que os machos. Logo, se você pescar um dourado realmente grande é aconselhável promover sua soltura, pois há grandes chances de se tratar de uma fêmea.

Formam cardumes e alimentam-se principalmente de peixes nas corredeiras e em bocas de lagoas. Os jovens se alimentam também de moluscos e crustáceos.

DICAS DE PESCA

Como se trata de um peixe bastante esportivo, sua captura ocorre tanto com isca natural, como artificial. Se decidir usar isca natural dê preferência para a tuvira. É uma excelente isca para dourados.

Se for pescá-lo com isca artificial os plugs de meia água (grandes) são uma boa opção. O recolhimento deve ser rápido, pois o dourado é um peixe predador. Ele caça e ataca rápido. Outra boa opção é usar material de fly, que também dá ótimos resultados.

O recorde mundial foi batido na Argentina, em 2006, com um dourado de 25,28kg, e deve ter sido uma senhora briga para tirá-lo da água…

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Rodrigo Olímpio de Leão Carneiro.