O maior marlim azul do mundo

O MAIOR MARLIM AZUL DO MUNDO

maior-marlim-azul-mundo

Você sabia que um marlim azul pode ultrapassar mais de 500kg de peso? Isso mesmo, meia tonelada!

Além disso, pouca gente sabe, mas o Brasil possui dois Estados onde a pescaria do marlim azul pode ser realizada com sucesso: Espírito Santo e Bahia.

E o recorde mundial, conforme você deve estar imaginando, foi batido em um deles. A façanha ocorreu em águas capixabas, mais precisamente em Guarapari – ES.

Conforme você pode imaginar, é preciso ter muita força, resistência e paciência para capturar um peixe desse tamanho, pois o marlim azul é um dos peixes oceânicos mais esportivos do mundo.

Ou seja, independente do seu tamanho (pequeno, médio ou grande), o peixe oferece sempre uma boa briga! É rápido e dá saltos espetaculares para fora da água a fim de se livrar no anzol.

É tão icônico que o escritor Ernest Hemingway até escreveu um livro sobre ele. O livro recebeu o título “O velho e o mar”, sendo bastante consagrado. Hemingway, para quem não conhece, é considerado o maior escritor americano de todos os tempos. Foi vencedor do Prêmio Pulitzer de 1953 e do Nobel de Literatura em 1954.

A obra foi muito aclamada e inclusive originou um filme com o mesmo título do livro:

 

Como deu pra perceber, o marlim azul é um dos peixes mais cobiçados e respeitados no mundo.

Agora sabe o que é melhor? O recorde do maior marlim azul do mundo é brasileiro! Isto mesmo, foi um brasileiro! Sabia abaixo como tudo aconteceu.

O RECORDE

O recorde foi batido em 29/02/1992 pelo pescador Paulo Amorim, o qual infelizmente já é falecido. Paulo tinha uma lancha Mares 30 pés chamada Duda Mares, a qual estava bem equipada, assim como ele, o pescador.

Certo dia Paulo e seu amigo Luis Felipe Bumachar navegaram cerca de 30 milhas, quando por volta das 11:00 horas Paulo sentiu que um peixe havia entrado na linha. Pela violência do barulho que fez na carretilha, inegavelmente era peixe era grande.

A BRIGA

O marlim azul tomou tanta linha que Paulo olhou para a carretilha e viu a linha acabando. Nesse momento pensou em desistir, porém foi incentivado por seus amigos e persistiu na briga. Aproximadamente 1h30min depois, quando Paulo já estava com as roupas rasgadas de tanto esforço, o peixe finalmente se rendeu.

Ocorre que, quando os pescadores encostaram o marlim ao lado do barco, um pequeno problema surgiu. O marlim era grande demais para ser embarcado. Isso mesmo. O peixe não passava pela porta de entrada da embarcação.

Logo, foi preciso trazer o marlim rebocado, uma viagem que demorou 04 (quatro) horas até o píer do Iate Clube do Espírito Santo. Ao chegar no local, todos ficaram embasbacados com o tamanho do peixe. Inclusive foram precisos 28 homens para tirar o marlim da água.

Foi nesse momento que Paulo se deu conta do real tamanho do peixe e percebeu que podia ter capturado o maior marlim azul do mundo.

AS MEDIDAS DO PEIXE

O marlim azul pescador por Paulo Amorim bateu 636kg na balança e foi vistoriado pelo representante da IGFA – em Vitória – Sr. Otacílio Coser Filho.

O peixe tinha 4,62m de comprimento e 2,48m de diâmetro. Após as providências de praxe e pela total impossibilidade do mesmo ser guardado em frigorífico, o peixe foi dividido em partes para que fossem doadas para entidades filantrópicas.

Outrossim, foram preservados apenas o bico, a cauda e as barbatanas, as quais foram enviadas aos Estados Unidos para confecção de uma réplica. Hoje em dia a mesma está em exposição no salão de festas do Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória.

O PEIXE E SEU PESCADOR:

Abaixo é possível ver a réplica em tamanho real do maior marlim azul do mundo e do pescador Paulo Amorim, o autor do recorde que perdura até hoje:

maior-marlim-azul-mundo

Sem dúvida alguma o recorde de Paulo Amorim é impressionante e traz muito orgulho ao Brasil. 

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste