Olho de boi

olho-boi

Um dos mais cobiçados peixes de água salgada, o olho de boi (Seriola dumeril, família Carangidae) é um peixe realmente grande.

Pode alcançar até quase dois metros de comprimento e até 80 (oitenta) quilos de peso! Na foto abaixo é possível ver um grande exemplar pescado por Paulo Pesquero:

olho-boi

Sendo assim, para pescá-lo é preciso ter braço. Muito braço.

O olho de boi vive em águas profundas, com até 350 metros de profundidade. Isso obriga o pescador a usar iscas grandes e pesadas para que possam alcançar grandes profundidades.

MATERIAL INDICADO:

Para pescar o olho de boi o material tem que ser reforçado (vara, molinete, linha, material terminal) sob pena de não aguentar a briga com esse bruto.

É muito comum, inclusive, a utilização de carretilhas elétricas, principalmente quando a pescaria é feita com iscas pesadas em grandes profundidades.

CARACTERÍSTICAS E ONDE PODE SER ENCONTRADO:

O olho de boi pode ser encontrado desde o Atlântico Ocidental (no Canadá) até Santa Catarina, mas aqui no Brasil é mais comum na Bahia e outros Estados do Sudeste e Nordeste.

Caça em grupos e embosca cardumes de peixes dividindo-os para que fiquem vulneráveis.

Sua cor geral é marrom escura, principalmente o dorso e a cauda. O ventre é branco/prateado e os exemplares jovens possuem sete ou oito faixas escuras verticais.

O recorde mundial homologado pela IGFA foi batido em 1992 nas Ilhas Bermudas com um peixe de 70,54kg.

Sua carne é bastante apreciada.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Paulo Pesquero