Pacu

PACU

pacu

Medieli Oliboni segurando um bonito pacu.

Pacu-caranha (Piaractus mesopotamicus), também conhecido apenas como pacu, é um dos peixes mais populares do Brasil.

É conhecido por todo pescador Matogrossense e também muito presente nos pesque pague do país, haja vista sua esportividade, facilidade de criação e sabor da carne.

Seu corpo é romboidal, alto e comprimido lateralmente, bem como recoberto por escamas.

Sua coloração vai de castanha a cinza escura, com o ventre amarelado, podendo variar de acordo com o ambiente onde vive.

Na foto abaixo, por exemplo, vemos um exemplar pescado pelo Guia de Pesca RODI que tinha o corpo todo amarelado, inclusive o dorso:

bora-pescar

Já o peixe da foto abaixo, capturado pela pescadora Angélica Barcheta Keka, tinha uma coloração mais comum, qual seja: dorso cinza-escuro e ventre amarelado:

pacu

Os dentes dessa espécie são molariformes (parecem molares de humanos) e muito resistentes. Logo, é preciso dobrar a atenção na hora de extrair o anzol da boca desse peixe.

É onívoro e tem tendência a ser herbívoro. Ou seja, gosta muito de frutos, flores e sementes.

Contudo, também não descarta comer peixes, moluscos, crustáceos e outros invertebrados aquáticos.

Para pescá-lo na natureza, principalmente no Pantanal, a modalidade mais famosa é a “batida”. Usa-se uma vara lisa, linha e anzol com empate de aço.

Como isca utiliza-se pequenos frutos, principalmente aqueles presentes no local da pesca. A linha deve ser bem grossa e resistente, de preferência acima de 0,60mm.

O peixe costuma ser fisgado na caída/batida da isca na água e o pescador tem que ter bastante força para aguentar as corridas dessa espécie.

Pode atingir até 70cm de comprimento e 15kg de peso. O recorde homologado pela IGFA foi batido em 2008, na Bolívia, com um peixe de 10,20kg.

Sua carne é excelente.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Medieli Oliboni, Rodi Guia e Instrutor de Pesca e Angélica Barcheta Keka.