Pampos

PAMPOS

pampos

Existem cinco espécies de pampos em águas brasileiras.

Há o pampo sernambiguara (o maior de todos), o pampo verdadeiro (o mais conhecido), o pampo amarelo (que só ocorre no Norte e Nordeste), o pampo malhado e o pampo galhudo (estes últimos são encontrados no Sul e Sudeste).

CARACTERÍSTICAS:

Todos tem o corpo comprimido lateralmente e relativamente alto. Sua cor varia de prateada a branca, com tons de amarelo em algumas partes do corpo. O dorso, entretanto, é mais escuro.

Vivem em costões e praias, da superfície até trinta metros de profundidade. Adoram a zona de arrebentação, já que o fundo é revirado e seus alimentos ficam expostos, como crustáceos, peixes e moluscos.

Possuem a carne firme, branquinha e saborosa. Como resultado, tem grande importância comercial. Na matéria de hoje vamos tratar apenas de uma espécie, deixando as demais para artigos futuros.

PAMPO VERDADEIRO (Trachinotus carolinus)

pampo

Conforme se observa na foto, o corpo do pampo verdadeiro é prateado e o dorso é cinza-azulado. Seu ventre varia de branco a amarelo dourado e a nadadeira dorsal é cinza-azulada:

pampo-peixe

A nadadeira anal, por sua vez, é amarela a laranja:

pampos

E a nadadeira caudal é cinza a amarelada:

pampo-peixe

Essa espécie atinge até 65 centímetros de comprimento e quatro quilos de peso, sendo muito briguenta e apreciada na pesca esportiva.

Além disso, costuma dar corridas espetaculares. Dependendo do tamanho pode arrancar bastante linha do molinete ou da carretilha, exigindo do pescador paciência e controle para retirá-lo da água.

Pode ser pescado tanto com iscas naturais, como com iscas artificiais.

Para iscas naturais dê preferência por pedaços de camarões brancos, corruptos, sarnambis e tatuíras. Estas últimas são a isca preferida dos grandes pampos, inclusive do sernambiguara.

Se for usar iscas artificias procure usar metal jigs, shads, camarões artificiais com jig head e jigs de penas, sempre perto de lajes e ilhas.

O recorde mundial da IGFA é da Flórida (USA), batido em 1999 com um pampo de 3,76kg.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto e fotos: Marcelo Paste