Parati barbudo ou nariz de vidro
O parati barbudo, também conhecido por barbudinho, nariz de vidro, parati gato, tainha barbuda, piraguaba e piracuaba, entre outros nomes, é um peixe com o corpo alongado e comprimido.
É caracterizado por apresentar boca inferior e um focinho alongado e quase translúcido. Trata-se de uma peculiaridade que lhe rendeu o nome de nariz de vidro:
Sua cor é cinza prateado, com nadadeiras escuras e a peitoral um pouco mais clara. É um peixe típico de águas rasas que habita praias, costões e recifes.
O parati gato forma grupos e às vezes cardumes. Se alimenta tanto no fundo, quanto na meia água. Contudo, é mais comum de ser capturado no anzol de baixo do chicote, pois busca alimento no fundo tateando a areia com seus barbilhões.
É mais frequente em águas rasas nos meses mais quentes do ano. Geralmente seus grupos estão misturados com betaras. É bastante comum, portanto, capturar doublés de paratis barbudos com betaras, um em cada anzol.
Apesar de diurno, pesquisas indicam que o parati barbudo se alimenta mais ativamente à noite. Estudos também mostraram que a reprodução da espécie ocorre nos meses mais frios.
Atinge até 45cm de comprimento e pelo menos 700g de peso. Sua batida na isca é bastante violenta e costuma brigar bastante quando fisgado. Inclusive chega a saltar quando já está próximo da beirada.
O recorde mundial da IGFA é de 0,62kg, batido em 1998, na Flórida – USA.
Para pescá-lo utilize pequenos pedaços de camarão e mariscos como iscas. Arremesse nos espumeiros de praias rasas, pois é uma espécie que gosta de mar mexido e com muitas ondas.
Costuma ser capturado na beirinha, no local aonde as ondas quebram, pois é onde busca seu alimento.
Sua carne é branquinha e firme, sendo bastante apreciada.
E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!