Peixe galo!

PEIXE GALO

peixe-galo

Peixe galo (Selene setapinnis), também conhecido como galo verdadeiro, doutor, galinho, galo branco, entre outros, é um peixe muito bonito.

Tem um aspecto meio estranho, meio “diferentão”, mas quando você olha para ele você passa a achá-lo bonito. Certamente porque é um peixe grande, com uma coloração prateada forte, bem brilhante.

E também por que briga muito, muito mesmo. Isso já nos faz gerar um sentimento de respeito e admiração pelo peixe.

O peixe galo é costeiro, mas também pode ser pego na pesca de praia, principalmente os filhotes, que costumam ficar na zona de arrebentação das ondas onde o fundo é revirado e acaba expondo sua comida. Forma pequenos cardumes e vive sobre fundos de areia, lodo e rochosos.

Alimenta-se de peixes, crustáceos e moluscos.  Sua carne é bastante apreciada e como resultado tem relativa importância comercial.

No Brasil há três espécies reconhecidas. O Peixe Galo, o Galo de Penacho e o Galo Olhudo. Na matéria de hoje vamos tratar das duas espécies mais comuns: o peixe galo e o galo de penacho.

GALO DE PENACHO (Selene Vomer)

peixe-galo

O galo de penacho é mais comum em baías e praias abertas, inclusive em estuários, sendo raro em recifes. É conhecido também por galo de fita, testudo, capão, afaquim, entre outros nomes.

Costuma ser confundido com o xaréu branco (Alectis ciliares), mas na realidade são bem diferentes.

Uma das principais diferenças entre eles é que o xaréu branco possui vários filamentos maiores que o tamanho do seu corpo, logo acima do dorso. Além disso, o xaréu branco tem o corpo alongado e comprimido, lembrando um losango.

Na foto abaixo é possível constatar facilmente tais diferenças:

E quando o galo de penacho é jovem a diferença é ainda mais gritante, pois o lobo da nadadeira dorsal é ainda mais longo:

Rodrigo segurando um belo galo de penacho juvenil.

O galo de penacho atinge 48 centímetros de comprimento e um pouco mais de dois quilos de peso. O recorde mundial da IGFA é da Flórida – USA, batido em 2004, com um peixe de 2,150kg.

PEIXE GALO (Selene setapinnis)

O peixe galo só é visto em estuários, praias e baías abertas. Tem o dorso mais escuro e não possui filamentos nas nadadeiras anal e dorsal. Alcança até 40 centímetros de comprimento e mais de dois quilos de peso.

Para pescá-lo com iscas vivas opte preferencialmente pelo camarão vivo. Se for usar iscas artificiais, uma boa opção são os camarões artificiais com jig head, na modalidade pindoco. Outra opção é usar plugs de meia água, jigs e peninhas, trabalhando a isca no fundo ou na meia água.

Quando fisgados dão corridas espetaculares e fazem muita força. Realmente um belíssimo peixe.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Rodrigo Carneiro, Ricardo Rabello e Rafael Marcatto.