Pescada

pescada

Pescada: bonita, esportiva e deliciosa. Predicados que fazem dela um dos peixes mais visados em nosso país, tanto na pesca amadora, quanto na pesca comercial.

No Brasil existem diversas espécies desse peixe. Vamos saber mais um pouco sobre cada uma delas:

PESCADA OLHUDA

(Cynoscion guatucupa, família Scianidae)

Esta espécie está presente apenas na região Sul. Como o próprio nome já diz, tem o olho grande, bem como nadadeira caudal truncada e a cor cinza a azul escura no dorso. As nadadeiras peitorais, pélvicas e anal são amarelas, mas a dorsal e a caudal são escuras.

A pescada olhuda prefere fundos de areia de estuários e baías abertas. Vive até quinze anos e sua captura ocorre quase que exclusivamente em pescarias embarcadas e com iscas naturais.

Para capturar as maiores procure usar sardinhas e camarões vivos como iscas. Se for pescá-las com iscas artificiais, dê preferência sobretudo para iscas de fundo, bem como jigs e shads. Marés lentas ou paradas são mais produtivas, então vale a pena investir nos dias de quarto crescente e/ou minguante, principalmente nos repontos da maré.

PESCADA BRANCA

(Cynoscion microlepidotus, família Sciaenidae)

Presente em todo o país, essa espécie tem o dorso cinza azulado, com flancos prata e ventre branco. Também é conhecida como pescada de dente, pescada curvina e curvinhanha. Habita estuários, baías abertas, mangues e lagoas salobras, até os trinta metros de profundidade. Atinge até 1 metro de comprimento e 4kg de peso.

PESCADA CAMBUCU

(Cynoscion virescen, família Sciaenidae)

Essa espécie não é a mair de todas, mas atinge grande porte, podendo ultrapassar 1 metro de comprimento e pelo menos 14 quilos de peso. Seus olhos são pequenos e sua cor geral é prateada, com o dorso esverdeado escuro e ventre pálido.

Também presente em todo o país, a pescada cambucu é muito voraz e rápida, formando grandes cardumes. Outros nomes: camacu, corumbeba, pescada cobra, pesca legítima. O recorde mundial homologado pela IGFA é de 13,6kg, batido em 1998 na Bahia.

PESCADA FOGUETE

 (Macrodon ancylodon, família Sciaenidae)

A pescada foguete está presente em todo o Brasil e possui dentes com pontas em forma de flecha. São dois ou apenas um dente assim, com esse formato, que ficam próximos da ponta do maxilar superior e são bem maiores que os outros.

Sua coloração geral é prateado-amarelada, com o dorso azul-esverdeado e o ventre esbranquiçado. Habita manguezais, praias, manguezais e lagoas salobras. É encontrada principalmente sobre fundos de areia ou lodo.

É chamada também de dentuça, rabo de fogo, boca mole, goete e bebeca, entre outros nomes. Atinge cerca de 45cm de comprimento e até 800g de peso.

PESCADA AMARELA

(Cynoscion acoupa, família Sciaenidae)

Por fim temos a pescada amarela. Presente em São Paulo até o Pará, é a maior das espécies encontras no Brasil. É chamada também de calafate, cambucu e ticupá, entre outros nomes.

É muito abundante na região norte do Brasil e atinge mais de um metro de comprimento. Pode pesar mais de 13 quilos. No entanto, é mais comum capturar exemplares com 4 a 6 quilos.

O recorde mundial da IGFA foi batido no Rio de Janeiro com uma pescada amarela de 17kg, em 1997. Pode ser capturada o ano todo, em praias lagos salobras, estuários e canais.

E aí, gostou da matéria? Então acompanhe o blog e Bóra Pescar!!!

Texto e fotos: Marcelo Paste