Pescador, não mate peixes grandes e sim os médios!

pescador-nao-mate-peixes-grandes

Sim, eu sei que esse tema é polêmico. Provavelmente a maioria dos pescadores, quando leu o título, já ficou revoltado. Eu entendo. Hoje em dia pegar um peixe grande na natureza é tão raro que quando acontece nós ficamos orgulhos e queremos levar o peixe pra casa. Fazer ele na churrasqueira ou no forno para degustar com familiares e amigos. Queremos mostrar o troféu e apreciá-lo na mesa. De novo: eu entendo se você pensa assim, de verdade.

Mas tem um problema em matar peixes grandes na natureza e justamente por conta dessa agrura que eu resolvei escrever sobre o tema. Matar peixes grandes tem diminuído o tamanho médio dos peixes ao longo dos anos.

A ideia de soltar um exemplar grande pode até lhe desagradar, mas com certeza você entende que matar peixes grandes tem diminuído o tamanho dos espécimes com o passar dos anos. Se você pesca há muito tempo já deve ter notado isso. E se você tem 40 anos, 50 anos ou mais, você não só notou isso, como vivenciou isso. Décadas atrás a pescaria era farta e os espécimes eram gigantes. Hoje em dia isso é raro. Raríssimo. E vamos explicar a seguir porque isso está acontecendo, bem como o que nós pescadores podemos fazer para evitar ou pelo menos para  retardar as consequências disso.

1. AS CAUSAS DA DIMINUIÇÃO DO TAMANHO MÉDIO DOS PEIXES

pescador-nao-mate-peixes-grandes

Existem basicamente duas causas que estão fazendo os peixes selvagens diminuírem de tamanho com o passar dos anos. E ambas advém da ação humana, infelizmente. Veja abaixo quais são.

1.1. ABATE PRINCIPALMENTE DE ESPÉCIMES GRANDES

Uma das causas, conforme já dito, é a pesca e abate dos espécimes grandes. Isso ocorre porque a pesca seletiva de indivíduos maiores tem alterado a composição genética das populações de peixes e as características genéticas influenciam no tamanho corporal dos espécimes.

Logo, se os peixes grandes são mortos e não têm a oportunidade de passar sua genética privilegiada adiante, que geraria outros peixes tão grandes quanto, os peixes que têm essa oportunidade são os peixes menores, de genética inferior, que se reproduzem e geram outros peixes pequenos. Com o passar de décadas dessa transmissão genética, os peixes estão ficando menores.

E o pior: isso pode ter um efeito cascata na população de peixes, uma vez que os indivíduos menores tendem a ter menos ovos ou esperma do que os maiores, o que pode afetar a capacidade da população de se reproduzir e se recuperar.

1.2. AQUECIMENTO GLOBAL E DIMINUIÇÃO DA QUANTIDADE DE OXIGÊNIO NA ÁGUA

pescador-nao-mate-peixes-grandes

A segunda causa da diminuição do tamanho médio dos peixes ao longo dos anos, principalmente nos mares, é o aquecimento global. A razão disso é o que o aquecimento global tem deixado os oceanos mais quentes e com menos oxigênio, fazendo com que os peixes deixem de crescer.

Afinal, a quantidade de oxigênio na água está diretamente ligada com a fonte de energia dos peixes, os quais, sem a quantidade necessária de oxigênio, simplesmente param de crescer.

Foi o que concluíram William W. L. Cheung, Jorge L. Sarmiento, John Dunne, Thomas L. Frölicher, Vicky W. Y. Lam, M. L. Deng Palomares, Reg Watson e Daniel Pauly em seu estudo, denominado “Shrinking of fishes exacerbates impacts of global ocean changes on marine ecosystems”, publicado na Revista Nature Climate Change em 30 de setembro de 2012.

E não só eles. O professor R. Eugente Turner, da LSU (Universidade Estadual da Louisiana), também chegou a essa mesma conclusão em seu estudo sobre o assunto. O professor analisou o tamanho médio do corpo da espécie Brevoortia patronus, chamada lá fora de Gulf Menhaden, um pequeno peixe comum nos EUA, e observou que tal peixe diminuiu cerca de 15% nos últimos 65 anos.

E o pior: esse peixe é uma importante fonte de alimento para aves, baleias e focas, entre outros animais. Sendo assim, as consequências dessa espécie ter diminuído de tamanho será sentida por toda a cadeia alimentar daquela região.

2. O QUE NÓS PESCADORES PODEMOS FAZER PARA AJUDAR? 

Embora a solução pareça depender de políticas públicas (e de fato depende mesmo), nós – simples pescadores de final de semana – também podemos (e devemos) fazer a nossa parte.

Você pode estar falando agora: “ah, mas se eu matar um peixe grande de vez em quando não vai fazer diferença. O que faz um estrago mesmo é a pesca de arrastão e os barcos grandes lá em alto mar”. Sim, eu sei que o grande impacto no estoque pesqueiro vem da pesca predatória dos grandes barcos pesqueiros. Isso, contudo, não significa que podemos matar peixes fora de medida ou grandes espécimes só porque isso não causa impacto tão grande como os barcos pesqueiros causam. Pensar assim seria o mesmo que aceitar pequenos delitos porque os prejuízos grandes vêm de crimes maiores. O errado é errado, não importa se é um pouco errado ou muito errado.

SOLTAR OS PEIXES GRANDES E ABATER PEIXES MÉDIOS

Conforme comentado anteriormente, todos nós temos a obrigação não só de respeitar a Lei (não matar peixes fora de medida), mas também a obrigação moral de tentar ajudar o meio ambiente, mesmo que seja com pequenos atos como a soltura de um peixe grande.

Logo, podemos e devemos soltar os peixes grandes, pois são matrizes reprodutoras que devem ter a oportunidade de passar sua genética privilegiada adiante, gerando outros peixes que se tornarão tão grandes quanto!

Além disso, não é mais preciso levar um peixe grande para casa para mostrar que é um bom pescador. Basta filmar, fotografar e soltar! Inclusive quem tem essa consciência é mais elogiado que aquele que mostra foto de vários peixes mortos.

E que fique bem claro: não somos contrários à matar um peixinho para saborear. Pelo contrário, apoiamos o consumo de pescado. Contudo, a mensagem desta matéria é que ao invés de matar grandes matrizes, é melhor abater um peixe de tamanho médio, pois este, além de estar no tamanho adequado segundo a Lei, muito provavelmente já teve tempo de se reproduzir. 

Se cada um pensar assim e fizer sua parte, a natureza não só agradece, como as futuras gerações também! O peixe de hoje pode ser pescado amanhã, seja por você, um filho ou alguém que também ama pescar!

Um grande abraço,

Marcelo Paste

Fontes:

  1. https://www.ihu.unisinos.br/categorias/186-noticias-2017/572496-peixes-diminuem-de-tamanho-a-medida-que-a-temperatura-do-oceano-aumenta
  2. https://veja.abril.com.br/ciencia/aquecimento-global-pode-diminuir-tamanho-dos-peixes-diz-estudo/