Porta varas de pesca Caperlan

PORTA VARAS DE PESCA CAPERLAN

Talvez muitos de vocês não conheçam, mas essa marca (CAPERLAN) possui muitos produtos de pesca de praia e alguns deles de altíssima qualidade, inclusive varas de pesca de praia.

Trata-se de uma marca francesa, cujos produtos são comercializados única e exclusivamente pela DECATLHON, sendo talvez este o fator determinante da marca ainda não estar tão difundida entre os pescadores de praia brasileiros.

Contudo, lá fora (mais precisamente na Europa), alguns produtos da Caperlan concorrem com produtos de outras fabricantes mais famosas, como Kali Kunnan, Katx e Cinnetic, entre outras.

Portanto, ela pode até não ser muito conhecida aqui no Brasil, mas isso é apenas questão de tempo, eu diria. Se demorará pouco ou muito tempo não há como saber, mas acredito ser inevitável que essa marca ganhe espaço com seus produtos em nosso país, pois o preço deles é realmente diferenciado e assim a relação custo/benefício acaba ficando bem interessante.

Por falar em custo/benefício, vamos falar sobre o produto deste post: porta varas de pesca da Caperlan. Vou apontar e explicar os prós e o único contra dessa case, a fim de que vocês tirem suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS DO PRODUTO

1. Tamanho

Conforme você pode ver pela imagem, a case é grande, mas não do tipo que incomoda para levar na pescaria ou no carro. Se ela fosse um pouquinho maior aí sim eu diria que ela é um trambolhão, mas com o tamanho que ela tem está ótimo, principalmente para quem gosta de levar várias varas de pesca para a praia.

E um detalhe: ela parece ter sido feita para acomodar facilmente varas de 4,5m de 03 (três) partes, pois eu só tenho varas de 4,2m de comprimento (de 3 partes) e depois de colocá-las na case ainda notei que ficou sobrando em torno de 30cm para cima delas até atingir a borda superior da mesma. Como lá na Europa é comum a utilização de caniços grandes, de 4,5m ou mais, acho bastante razoável afirmar que esse porta varas foi desenvolvido pensando em
acomodar varas bem compridas.

2. Espaço interno

O porta varas tem 03 (três) compartimentos internos e 01 (um) externo, sendo que em cada compartimento interno é possível levar com folga 03 (três) varas de pesca de praia ou talvez até 04 (quatro) se forem varas de blanks finos. Ou seja, é possível levar para a praia, com facilidade, pelo menos 09 (nove) caniços. É muito, eu sei, mas tem gente que leva.

Ademais, para quem vai viajar para um campeonato, por exemplo, essa case é excelente, pois o pescador não precisa se preocupar com espaço e pode levar todos os caniços que quiser, sem correr o risco de chegar no dia da prova e sentir falta de um outro caniço que deixou em casa. Além disso, como há muito espaço interno, o pescador pode até passar papel bolha nos seus caniços para transportá-los em viagens longas e assim coloca-los dentro da case, o que garante mais tranquilidade ao dono, já que na viagem de avião o pessoal que coloca as bagagens no avião não costuma ter muito cuidado.

Ainda sobre o espaço interno, dentro dos 03 (três) compartimentos há um velcro para o pescador prender as varas de pesca, evitando assim que os estágios do caniço fiquem batendo um no outro. Mesmo sendo algo simples, é extremamente útil e infelizmente nem todas as marcas pensam nisso. Ponto para a Caperlan. Por fim, há um compartimento externo onde o pescador pode levar um calão ou espera. Bem legal também.

3. Acabamento e qualidade 

Olhando o produto é possível notar que é bem acabado e costurado, sem rebarbas, falhas ou qualquer defeito externo que desabone o produto. Pelo contrário, a sensação é que se trata de algo bem feito, de boa qualidade.

Além disso, o porta varas de pesca da Caperlan vem com zíperes de plástico. Trata-se de algo essencial nesse tipo de produto, caso contrário os zíperes enferrujam rapidamente por causa da maresia. Outro diferencial é que a capa é pintada com uma cor refletiva. Ou seja, ela brilha no escuro:

Posso até estar enganado, pois acabei de comprar a case. Contudo, geralmente a gente já faz um pré-conceito quando olha para o produto e arrisca um palpite, sendo exatamente isto que estou fazendo agora.

Se mais para frente o porta varas me desapontar eu conto aqui no Blog também. Afinal, não tenho problema algum em fazer críticas ou elogios. O que importa é ser sincero.

4. Preço

Eis aqui um dos pontos mais fortes desse produto: o preço. Eu paguei R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais) nesse porta varas de pesca da Caperlan, o qual estava em promoção na loja Decathlon do Barigui, em Curitiba – PR.

Tal custo/benefício, com todo o respeito às demais marcas (nacionais ou importadas, renomadas ou não), é difícil bater. No Aliexpress um porta varas de pesca aleatório e sem marca fica próximo desse preço, mas não entrega a mesma qualidade e características. Além disso, um porta varas similar, de marca concorrente, custa facilmente o dobro. Em outras palavras, o maior ponto positivo deste porta varas de pesca da Caperlan é, sem dúvida, o seu preço.

PONTO NEGATIVO

1. Só pode ser encontrada na Decathlon

Pois é, meus amigos. Este porta varas de pesca não está disponível nas lojas de pesca, mas tão somente na Decathlon. Não sei dizer ao certo, mas aparentemente a Caperlan é uma marca pertencente à Decatlhon. E esta, por sua vez, parece ter decidido centralizar as vendas dos produtos consigo.

E o pior: embora existam atualmente 40 (quarenta) lojas da Decatlhon espalhadas pelo país (veja a lista de lojas aqui), não há lojas em todas as Cidades, obviamente. Sendo assim, alguns pescadores só conseguem comprar pela Internet.

VÍDEO

Caso você ainda tenho ficado com dúvidas ou queira ver com mais detalhes esse porta varas de pesca da Caperlan, assista ao vídeo abaixo:

E aí? Gostou da matéria?

Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!

Um abraço,

Marcelo Paste