Prejereba

prejereba

PREJEREBA, também conhecida como gereba, peixe folha, peixe sono, dorminhoco e cará do mar, entre outros, é um peixe muito interessante.

Briga bem, tem a carne muito saborosa e hábitos, digamos, curiosos.

A prejereba gosta de se esconder perto de objetos flutuantes no mar. Fica perto de caixas, tábuas, boias, sargaços, pilares e outras estruturas.

Acompanha esses objetos sem muito esforço, ficando lado a lado ou até mesmo sobre eles. Graças ao seu poder de camuflagem a prejereba passa despercebida muitas vezes.

Com alguma sorte é possível encontrar não só uma, mas várias prejerebas junto a algum objeto flutuante em mar aberto. Podem ser vistas até mais de dez prejerebas de uma só vez, inclusive algumas bem grandes, como essa que o nosso cliente e parceiro Ricardo Rabello pescou:

prejereba

Os jovens, por sua vez, são idênticos a folhas de mangue e ficam flutuando de lado na beira da praia e também em estuários.

O corpo da prejereba é muito alto e comprimido. A cabeça é pequena, com os olhos pequenos e a boca moderada:

prejereba

Possui nadadeira caudal curta e arredondada, mas muito poderosa. Mesmo parecendo lerda à primeira vista, a prejereba é capaz de dar grandes saltos para fora da água para tentar se livrar do anzol ou então de um predador.

Atinge até 110cm de comprimento e 20kg de peso. O recorde mundial da IGFA é da África do Sul, com 19,2kg, de 1989.

Se alimenta de peixes e crustáceos pelágicos, podendo ser pescada durante o ano todo, em todo o Brasil.

Para pescá-la nunca despreze detritos flutuantes no mar. Ao avistá-la arremesse sempre uns dois metros adiante de onde ela está. Em seguida faça a isca passar lentamente rente ao objeto onde a prejereba está se escorando.

Camarões artificiais, plugs de meia água e shads são as iscas mais indicadas.

Um detalhe importante: quando a prejereba está com coloração escura ela costuma perseguir as iscas e ataca-las de forma insistente, mas quando sua coloração tem tons mais claros ela dificilmente ataca a isca.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: cortesia de Ricardo Rabello.