Tamarutaca

TAMARUTACA

tamarutaca

A tamarutaca (estomatópode), também conhecida por lacraia do mar, é um crustáceo da ordem Stomatopoda, família Squillidae.

CARACTERÍSTICAS

1ª) Visão aguçada:

tamarutaca

As tamarutacas possuem a visão de cores mais complexa do mundo animal, pois conseguem enxergar até 16 cores primárias em razão de possuírem 16 pigmentos diferentes em sua retina.

Apenas a título comparativo, os olhos dos seres humanos possuem três tipos de cones de percepção de cor, os quais respondem à luz azul, vermelha e verde. Desta forma nós conseguimos enxergar as cores que vemos.

Os cães, por sua vez, possuem apenas dois tipos de cones de percepção de cor, os quais respondem à luz verde e azul. É por isso que eles veem apenas tons de azul, verde e também um pouco de amarelo.

Já a tamarutaca possui doze (isso mesmo, doze) cones sensíveis à luz e mais quatro que a filtram, totalizando assim 16 cones de percepção de cor. Por consequência conseguem enxergar cores polarizadas e, inclusive, imagens multiespectrais.

Como cada cone pode ver cerca de 100 cores, a tamarutaca consegue enxergar 1024 cores, ou seja, 1 septilhão de cores.

O olho humano, em comparação, enxerga 106 cores. Ou seja, 1 milhão de cores “apenas”. Entendeu agora como esse crustáceo é bom de visão?

2ª) Boa de briga

Conforme você pode ver na foto abaixo, a tamaratuca possui duas grandes patas, as quais lembram bastante as patas de uma lagosta:

tamarutaca

Como se trata de um animal exclusivamente carnívoro, alimenta-se de caranguejos, moluscos, camarões e até mesmo de outros estomatópodes.

Por consequência, costuma caçar seu alimento, usando para tanto sua visão aguçada e também suas presas, sendo que uma delas é maior que a outra e utilizada para se defender, bem como para atacar suas vítimas.

Além disso, é capaz de desferir golpes extremamente rápidos e violentos. Segundo estudos, um soco desse animal é capaz de atingir a velocidade de 720 km/h, o que equivale a um tiro calibre .22. Como se não bastante a velocidade, o golpe tem uma força de impacto de 60 kg/cm². É por isso, inclusive, que a tamarutaca foi apelidada de lagosta boxeadora.

Ela é tão forte que pode até mesmo quebrar o vidro de um aquário ou a carapaça de um caranguejo usando a pata.

3ª) Abdómen longo 

tamarutaca

A tamarutaca tem essa característica bem visível. Seu abdómen é longo e várias patas.

Vive em fundo de lodo ou arenoso, bem como cava buracos para se instalar ou então se aproveita de buracos cavados e abandonados por outros animais.

Está presente em quase todo o litoral do Brasil, mas não é facilmente observada. Para ser sincero, é bem rara de ser capturada. Geralmente é pega por engano em redes ou então por pescadores de praia.

Inclusive é preciso bastante cuidado ao capturar uma, pois ao menor relapso a tamarutaca pode ferir a pessoa com suas presas que, conforme visto, são bastante fortes.

Segundo apuramos, é comestível, mas com essa aparência esquisita e tamanha aptidão para atacar, a pergunta que não quer calar é: você teria coragem?

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto e fotos: Marcelo Paste