Truta Arco Íris

TRUTA ARCO ÍRIS

truta-arco-iris

A truta arco íris (Oncorhynchus mykiss, família Salmonidae) é, sem dúvida, uma das espécies mais pescadas com material de fly.

E o melhor: pode ser encontrada no Brasil, tanto na natureza, quanto em pesqueiros, principalmente na Região Sul, em rios e lagos.

CARACTERÍSTICAS:

Conforme você pode ver na foto abaixo, da pescadora Aubrey Romo, a truta arco íris possui o corpo alongado e coloração prateada, com pintas negras espalhadas pelo corpo:

truta-aro-iris

É nativa da região Oeste da América do Norte. Ou seja, do Alasca até a Califórnia, mas já foi introduzida em vários países. No Brasil, por exemplo, está presente desde 1913, quando os primeiros piscicultores começaram a criá-la em cativeiro.

É onívora e alimenta-se de insetos aquáticos e terrestres, bem como ovos de peixes, de moluscos, crustáceos, sementes, frutos e até mesmo de pequenos peixes.

Prefere rios de águas límpidas, frias e bastante oxigenadas. É por isso, inclusive, que não é encontrada em outras regiões do Brasil.

Curiosamente é uma espécie que é capaz de se adaptar a águas salgadas. Inclusive na natureza a truta arco íris cresce em água salgada e depois migra para a água doce para se reproduzir. No Brasil, contudo, seu ciclo de vida se dá inteiramente em água doce.

REPRODUÇÃO

No período reprodutivo os machos ficam mais coloridos, como esse da foto abaixo, capturado pela pescadora Aubrey Romo:

truta-arco-iris

As fêmeas cavam ninhos em fundos de cascalho e depositam seus ovócitos. Os machos, por sua vez, ficam aos seu lado liberando esperma. Os pais, contudo, não tomam cuidado de seus filhotes.

IMPORTÂNCIA E CURIOSIDADES

A pesca da truta na natureza é considera por muitos não só como lazer ou esporte, mas como um estilo de vida. Há todo um mercado dedicado a essa espécie, bem como filmes hollywoodianos que captaram a essência da pesca do peixe.

Um dos filmes mais icônicos sobre a pesca da truta se chama “A River Runs Trough It” (Nada é para sempre, em português), estrelado por ninguém mais, ninguém menos, que Brad Pitt.

 

No Brasil há, inclusive, uma rota chamada Rota da Truta. Trata-se de uma rota turístico que divulga Municípios dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que promovem a pesca esportiva, comércio e/ou degustação da truta. Sem dúvida uma iniciativa ímpar e muito legal.

O Bóra Pescar inclusive contêm anúncios de alguns pesqueiros e pousadas que fazem parte daquela rota. Para conhecê-los, clique aqui.

DICAS DE PESCA:

A pesca da truta na natureza requer uma boa dose de perspicácia do pescador. É preciso observar o local da pesca com atenção, a fim de identificar o alimento preferido pelos peixes naquele ponto de pesca.

Dessa forma o pescador de fly poderá utilizar ou confeccionar iscas fiéis aos insetos ou peixes do local. Também é possível usar, no baitcasting, iscas artificiais como plugs e spinners pequenos.

Caso esteja em dúvida sobre qual material utilizar e/ou comprar, o site do Bóra Pescar contém anúncios de diversas lojas que vendem material para essa pescaria. Algumas delas são dedicadas exclusivamente ao fly fishing. Veja a lista delas aqui.

O recorde mundial homologado pela IGFA foi batido em 2009, com uma truta arco íris de 21.77 kg capturada no Lago Diefenbaker, no Canadá.

Sua carne é bastante apreciada na culinária.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Aubrey Romo