Ubarana

ubarana

A ubarana (Elops saurus, família Elopidae) vive em baías, portos, estuários, lagoas salobras, mangues e praias arenosas.

É chamada também de tubarana, robalo da pedra, lady fish (nos USA) e peixe torpedo. Este último em razão do formato de seu corpo e de suas arrancadas rápidas após ser fisgada, impulsionadas por sua longa cauda:

ubarana

Ocorre do Norte ao Sudeste do Brasil. São raras aparições ao Sul. Quando jovem alimenta-se de larvas e insetos. Já na fase adulta alimenta-se de peixes, moluscos, pequenos invertebrados e crustáceos.

A ubarana tem escamas pequenas e o corpo bem alongado. Mede, em média, um metro de comprimento e pesa até quatro quilos.

Sua coloração é prateada, com o dorso cinza-esverdeado e os flancos e o ventre mais claros:

ubarana

Seu focinho é afilado e pontudo, sendo usado para fuçar a areia em busca de comida:

ubarana

Os exemplares jovens são encontrados com maior frequência em águas perto da costa. Já os adultos preferem o mar aberto. 

Nas fotos acima, inclusive, a pequena ubarana foi capturada pelo pescador Marcelo Paste na praia de Gaivotas, em Matinhos, no Litoral do Paraná.

É um peixe bem arisco que foge ao menor sinal de perigo e que não possui grande importância comercial, pois sua carne é cheia de espinhos.

Possui, no entanto, grande relevância para a pesca esportiva, pois briga muito e dá saltos espetaculares quando fisgada.

DICAS DE PESCA:

Conforme comentado acima, a ubarana (principalmente os exemplares menores) dão muitos saltos.

Quando ela saltar nunca afrouxe a linha, sob pena de perder o peixe. Também não fique dando “confirmadas”, pois isso pode romper a fina membrana da boca da ubarana.

Pode ser pescada tanto com iscas naturais, como com iscas artificiais. Se for pescá-la com iscas naturais dê preferência para o uso do camarão sete barbas ou branco, ou de lulas em tiras.

Já na pescaria com iscas artificiais uma boa pedida são os camarões com jig head ou então plugs de superfície ou meia água. Por ser um peixe predador e muito veloz, o trabalho da isca pode ser mais rápido.

Na pescaria de praia é mais fácil capturá-la durante as marés das luas cheia e nova, pois gosta de correntezas fortes.

O recorde mundial foi batido em 21/02/2006 pelo famoso pescador brasileiro Ian-Arthur de Sulocki, com um exemplar de 3,62kg.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto e fotos: Marcelo Paste