Xaréu amarelo
A matéria de hoje é sobre ele, o xaréu amarelo (Caranx hippos, família Carangidae), o maior dos xaréus!
É também conhecido como olhudo, cabeçudo, carimbamba, guaracema, aracaroba, xexém e corcovado, entre muitos outros nomes.
CARACTERÍSTICAS:
Sua cor geral é prateada a amarelo-dourado, com o dorso verde-azulado. Possui uma mancha negra no opérculo, acima da nadadeira peitoral, conforme se observa na foto abaixo, do nosso parceiro Paulo Pesquero:
Pode ser encontrado tanto em alto mar, quanto na região costeira, na praia, em estuários e até mesmo em águas salobras.
Na pescaria de praia os exemplares costumam ser menores, como esse da foto, capturado pelo pescador Marcelo Paste na praia de Massaguaçu, em Caraguatatuba – SP:
Os xaréus amarelos de tamanho pequeno e médio costumam formar grandes cardumes. Os maiores, entretanto, tendem a ser solitários.
São muito vorazes e ótimos caçadores. Os xaréus amarelos encurralam suas vítimas e, enquanto alguns se alimentam, outros evitam que os peixes fujam.
Se alimenta principalmente de peixes, lulas e crustáceos. Pode chegar a 1,25m de comprimento e 32kg de peso. O recorde mundial homologado pela IGFA foi batido em 2010, com um xaréu amarelo de 30kg, capturado em Angola.
DICAS DE PESCA:
A pescaria do xaréu amarelo pode ser feita tanto com iscas naturais, como com iscas artificiais.
Contudo, a forma mais eficaz de pegá-lo é com iscas artificiais, de preferência isca de superfície. Os poppers, inclusive, dão ótimos resultados.
Para a pesca de fundo, procure usar os metal jigs.
Agora, se você gosta de usar iscas naturais, procure usar sardinhas vivas como iscas, com uma chumbada bem leve para que a isca fique à deriva e solta. Boa sorte e prepare o braço!!
E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!