Chicote de pesca de praia

CHICOTE DE PESCA DE PRAIA

chicote-pesca-de-praia

Você gosta de pescar na praia, mas ainda não sabe como funciona o chicote de pesca de praia?

Fique tranquilo. Na matéria de hoje vamos explicar tudo que você precisa saber sobre ele, bem como dar dicas do material que você precisará para montar um bom chicote de pesca de praia. Preparado? Então vamos lá.

O QUE É UM CHICOTE DE PESCA DE PRAIA?

É uma linha de pesca, de tamanho variável, na qual são colocados a chumbada e a(s) pernada(s) com o(s) anzol(óis) e demais materiais terminais (miçangas, rotores e giradores). É, como você pode imaginar, a parte da linha que realmente ficará dentro da água e levará a isca para os peixes.

No vídeo abaixo há uma explicação detalhada sobre a composição do chicote de pesca de praia, com várias dicas importantes:

DEVO FAZER O MEU CHICOTE DE PESCA DE PRAIA OU COMPRAR PRONTO?

Essa é uma escolha muito pessoal. Contudo, o chicote de pesca de praia geralmente é feito pelo próprio pescador, o qual ao montar seu próprio chicote pode escolher como vai fazê-lo. Ou seja, ele pode escolher a composição do mesmo, o que envolve:

  • A linha de pesca, que pode ser de monofilamento, de monofilamento com revestimento de flúor por cima, de multifilamento ou de fluorcarbono;
  • O comprimento do chicote;
  • O uso ou não de rotor de engate rápido, podendo usar miçangas com furo no lugar dos rotores se preferir;
  • Escolher os modelos e tamanhos de rotores de engate rápido (e existem vários);
  • Optar pelo uso de stoppers ou de nós de correr para definir aonde ficarão os rotores ou as miçangas que receberão as pernadas com os anzóis;
  • Escolher as cores dos stoppers ou da linha que será utilizada para fazer o nó de correr;
  • Decidir se usará miçangas ou não, bem como escolher o tamanho e as cores das mesmas;
  • Definir se quer usar giradores ou não nas extremidades dos chicotes, a fim de evitar a torção da linha principal no momento do recolhimento.

Conforme você pode ver, a confecção de um chicote de pesca de praia demanda uma série de decisões/escolhas. E são decisões importantes, pois influenciam no resultado da pescaria. Eu, por exemplo, gosto de chicotes pouco espalhafatosos. Ou seja, sem firulas, discretos. Inclusive gosto muito de utilizar stoppers ao invés de nós de correr e opto sempre por stoppers pretos ou transparentes.

Entretanto, se você não se sente apto a montar o seu chicote de pesca de praia ou até mesmo tem preguiça (ou lhe falta tempo), atualmente há excelentes chicotes de pesca à venda no mercado, até mesmo em sites como a Shopee. Basta saber escolher um que lhe agrade.

COMO FAZER SEU PRÓPRIO CHICOTE DE PESCA DE PRAIA

Se você ficou interessado em saber como montar seu próprio chicote, no tópico abaixo colocamos dois vídeos com um passo a passo detalhado:

 

No vídeo acima o chicote ensinado é específico para a pesca de praia e com a utilização de stoppers, mas há várias formas de montar seus chicotes. Há, inclusive, chicotes que são feitos especificamente para a pesca de determinadas espécies, como a corvina e o robalo, por exemplo.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!

Texto, fotos e vídeos: Marcelo Paste