Guia de pesca faz captura inédita no Paraná!

GUIA DE PESCA FAZ CAPTURA INÉDITA NO PARANÁ!

Meus amigos e amigas, o inesperado aconteceu…

Um tarpon foi capturado no Litoral Paranaense! Sim, isso mesmo. Um TARPON! E não foi um filhote não! Foi um tarpon gigantesco! Um troféu com 16,5 kilos e 1m e 25cm de comprimento! E quem foi o Autor dessa façanha? João, guia de pesca profissional, que atua em Pontal do Sul – PR. 

Ficou curioso e quer saber mais? Então continue a leitura!

SOBRE O PEIXE:

O tarpon (Megalops atlanticus, família Megalopidae), para quem não conhece, é um ícone mundial da pesca esportiva. É um peixe de corpo alongado e comprido que pode atingir até 2,5m de comprimento e 160kg de peso. Conforme já informado aqui no Blog do Bora Pescar (veja aqui), essa espécie costuma viver entre a superfície e os 30 (trinta) metros de profundidade. Porém, quando jovem, o tarpon forma cardumes e prefere águas mais rasas. E mais tarde, depois de adulto, esse espécie se torna solitária e territorialista, ocupando um mesmo local por vários dias, bem como prefere migrar para águas mais profundas. Na época da reprodução, contudo, o peixe volta a formar cardumes e migram para mar aberto.

E como havíamos salientado naquela matéria, o tarpon já era encontrado aqui nas águas brasileiras. Porém, quase que exclusivamente em Cabo Frio – RJ, na Conceição da Barra – ES e também em Ilhéus – BA, bem como e principalmente em quase toda a costa Norte e Nordeste do país. Ocorre que, depois dessa captura inédita no Litoral Paranaense, agora sabemos que a espécie pode estar se alastrando para o resto do país! Vamos torcer!

SOBRE A CAPTURA INÉDITA:

João, o pescador que conseguiu esse feito histórico no Paraná, é uma guia de pesca que atua em Pontal do Paraná – PR, mais precisamente na Ilha do Mel e região. Estava trabalhando normalmente e com o barco ancorado em cima de uma laje, na qual João costuma pescar sargos e pescadas. O problema é que o dia não estava colaborando, pois os peixes não estavam muito ativos. Para piorar, João já havia perdido muito material com enroscos e estava desanimado. Porém, como diz o ditado: quem não enrosca, não pega peixe.

E foi assim, insistindo no local cheio de enroscos e usando um camarão artificial de 8cm com um jighead de 10g que, por volta das 11:00hs da manhã, o violento tarpon abocanhou a pequena isca e saiu em direção à África, tomando logo de cara aproximadamente 50m de linha! Se você é pescador, com certeza consegue imaginar a cena e escutar o barulho da linha saindo com força do carretel! E depois de esvaziar praticamente o carretel inteiro, o peixe ainda deu um salto para fora da água, saindo por completo! A briga havia começado e de repente algumas coisas começaram a dar errado…

MOMENTOS DE TENSÃO:

Ao notar o tamanho da encrenca que havia fisgado e a quantidade de linha que o tarpon arrancava a cada corrida, João pediu a seus amigos/clientes que puxassem a âncora, pois seria necessário ir atrás do peixe para recuperar um pouco de linha. Contudo, ao tentarem puxar a âncora, notaram que ela estava engatada nas pedras e não queria sair! Com pressa e vendo que podia perder o peixe, o qual não continuava a tomar linha, João tomou uma medida desesperada: mandou cortarem a corda da âncora.

Pronto. Com o barco livre agora podiam ligar o motor e ir atrás do peixe. Só que não foi bem assim. Ao tentar dar a partida no motor de popa, este resolveu não ligar. Nessa hora parecia que a vontade divina era que o peixe escapasse! Entretanto, a sorte voltou a aparecer e o motor pegou!

AS COISAS FINALMENTE COMEÇARAM A DAR CERTO:

Após algumas tentativas o motor finalmente pegou. Pensando ser o único habilitado a pilotar o barco, João foi conduzindo a embarcação enquanto um dos clientes que estava no barco assumiu o caniço e recuperou um bocado de linha. Foi quando então tal cliente revelou que também sabia pilotar e tomou o lugar de João, devolvendo-o caniço para que terminasse o que começou. Ou seja, para fazer a captura inédita de um tarpon no Litoral Paranaense!

E após aproximadamente 30 (trinta) minutos de briga o peixe começou a boiar, como se estivesse se entregando. Ocorre que, mesmo cansado, João conta que o tarpon ainda deu mais dois grandes saltos! Foi aquele último gás antes de se entregar e deixar todos embasbacados com seu tamanho:

E de tão pesado que era, na hora que o peixe foi retirado da água acabou quebrando o puçá:

A ideia era soltar o peixe, como João tem o costume de fazer. Entretanto, como o material utilizado não estava dimensionado para uma captura dessa, o peixe acabou cansando demais e não sobreviveu. E isso infelizmente ocorre com frequência com grandes espécimes, pois costumam lutar até a exaustão.

Para finalizar, vale registra que muito embora a captura inédita seja, por enquanto, uma exceção, nada impede que a façanha seja repetida!

Então o que você está esperando? Arrume seu material de pesca e BÓRA PESCAR!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: João, guia de pesca e autor da captura.