Pirarucu

pirarucu

Sim, ele mesmo. O gigante de escamas é o peixe da vez!

Também conhecido por bodego e pirosca, o pirarucu (Arapaima gigas, família Arapaimatidae) é um dos maiores peixes de água doce do mundo.

Pode ser encontrado nas Bacias Amazônica e dos Rios Tocantins-Araguaia, em águas calmas, como lagos e áreas de ressacas.

Seu nome é oriundo da conjunção de dois termos da língua tupi-guarani: “pira” e “urucum”. “Pira” significa peixe e “urucum” significa vermelho. Os índios deram esse nome ao peixe por causa da cor de sua cauda:

pirarucu

Uma característica bastante marcante do pirarucu é o fato dele ter pulmão. Desta forma, ele precisa subir até a superfície da água de tempos em tempos e colocar a boca para fora para respirar. Aliás, trata-se de uma boca bem grande por sinal:

pirarucu

Assim sendo, o pirarucu não pode ficar muito tempo submerso. Parece que o máximo de tempo que ele consegue ficar embaixo da água sem subir para respirar é de 40 (quarenta) minutos aproximadamente, mas o mais comum é fazê-lo a cada 20 (vinte) minutos.

Inclusive se ele não subir para tomar ar ele pode até mesmo se afogar e morrer.

Eu já vi uma matéria (muito boa por sinal) sobre ele no Globo Repórter ou Globo Rural, há muitos anos atrás. A matéria foi jogada no Youtube e caso você queira assisti-la basta clicar aqui.

É um peixe carnívoro e se alimenta-se de peixes, crustáceos e outros animais. O pirarucu, vale dizer, não morde suas vítimas, mas as engole por inteiro, por sucção, igual faz o robalo.

É um peixe muito valorizado na culinária e de alto valor no mercado, mas infelizmente isso fez com que a sua pesca aumentasse consideravelmente, colocando o peixe em risco.

Atualmente, contudo, descobriram como criá-lo em cativeiro e hoje há pirarucus até mesmo em pesque e pague e aquários.

Pode ultrapassar 2,5m de comprimento e pesar mais de 200kg.

O recorde homologado pela IGFA foi batido em 2010 com um espécime de 154kg, capturado na Amazônia.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Paulo Pesquero.