Tudo que você precisa saber sobre Pacu, Tambaqui e Tambacu

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PACU, TAMBAQUI E TAMBACU

pacu-peixe

Se você é um amante da pesca, então com certeza já ouviu falar em Pacu, Tambaqui e Tambacu. Essas são três das espécies mais populares de peixes encontrados na América do Sul. Especialmente no Brasil.

Apesar de algumas semelhanças, cada uma delas tem suas próprias características e diferenças únicas. Neste artigo, vamos discutir tudo o que você precisa saber sobre essas espécies, desde suas origens até suas diferenças físicas e comportamentais.

O que é o Pacu?

pacu-peixe

Origem do Pacu:

O Pacu é um peixe de água doce que tem sua origem nas bacias hidrográficas da América do Sul, especialmente na região da Amazônia.

Ele pode ser encontrado em rios, lagos e outros corpos d’água da região, sendo bastante apreciado por pescadores esportivos e também na culinária local.

Descrição física do Pacu:

O Pacu é um peixe de porte médio a grande. Pode chegar a até um metro de comprimento e pesar mais de 25 quilos, dependendo da espécie.

Sua forma é ovalada e sua coloração varia de acordo com a espécie e o ambiente em que vive, podendo ser cinza, prateado, dourado ou até mesmo vermelho, com manchas escuras ou listras ao longo do corpo.

O Pacu possui uma cabeça grande em relação ao corpo, com olhos grandes e boca larga, sem dentes frontais. Entretanto, possui molares poderosos e dentes faringeais que o ajudam a triturar sementes e frutos.

Suas nadadeiras são bem desenvolvidas e proporcionais ao corpo, sendo a dorsal e a anal longas e pontiagudas.
No geral, o Pacu é um peixe forte e resistente. Inclusive está adaptado a viver em ambientes de água doce, principalmente em rios e lagos da América do Sul.

Comportamento do Pacu:

O comportamento do Pacu é influenciado pela sua alimentação, que consiste principalmente em frutos, sementes e folhas, bem como outros materiais vegetais encontrados na água.

Como resultado, é um peixe com hábitos diurnos, que costuma se alimentar nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

O Pacu é uma espécie sociável, que costuma formar cardumes e nadar em grupos. Dessa forma, é comum encontrar vários exemplares juntos em um mesmo local, especialmente nas regiões de corredeiras e cachoeiras.

Ademais, quando estão em cardumes, costumam se movimentar em sincronia, proporcionando um espetáculo interessante para os observadores.

Durante a época de reprodução, que ocorre geralmente na primavera, os machos assumem uma coloração mais intensa e ficam mais agressivos, disputando a atenção das fêmeas. O Pacu é um peixe resistente e ágil, capaz de nadar em correntezas fortes e se adaptar a diferentes condições ambientais.

O que é o Tambaqui?

tambaqui-peixe

Origem do Tambaqui:

O Tambaqui é um peixe de água doce originário da bacia Amazônica, na América do Sul. Ele é encontrado em rios, lagos e outras áreas de água parada. Ato contínuo, é amplamente criado em pisciculturas em toda a região.

Descrição física do Tambaqui:

O Tambaqui é um peixe de grande porte, podendo chegar a medir mais de um metro de comprimento e pesar mais de 20 quilos.

Seu corpo é ovalado e comprimido lateralmente. Possui escamas grandes e coloração que varia do cinza ao marrom-escuro, com manchas mais claras no dorso e laterais.

Ele possui uma cabeça grande em relação ao corpo, com olhos grandes e boca terminal, com dentes cônicos e fortes.

Suas nadadeiras são robustas e proporcionais ao corpo, com destaque para a nadadeira caudal, que apresenta um formato bifurcado.

O Tambaqui tem uma musculatura bem desenvolvida, que lhe confere uma força e resistência acima da média. Por essa razão é muito valorizado pelos pescadores esportivos.

Além disso, ele é capaz de nadar em ambientes de água doce com diferentes características, desde rios de águas claras e rasas, até lagos e áreas de água parada mais profundas.

Comportamento do Tambaqui:

O Tambaqui é um peixe bastante ativo, com hábitos diurnos e alimentação onívora. Se alimenta principalmente de frutos, sementes e insetos, assim como de pequenos peixes.

Durante o dia, ele costuma nadar em busca de alimento em áreas próximas à superfície da água. Entretanto, também pode ser encontrado em áreas mais profundas.

O Tambaqui é uma espécie sociável e gregária. Ou seja, costuma viver em grupos e cardumes, especialmente durante a época de reprodução, que ocorre geralmente entre os meses de novembro e março.

Durante este período, os machos adquirem uma coloração mais intensa e ficam mais agressivos, disputando a atenção das fêmeas.

Este peixe é bastante resistente e ágil, capaz de nadar em áreas de correnteza forte e se adaptar a diferentes condições ambientais.

Certamente é um importante recurso pesqueiro em toda a região amazônica. Além disso, é criado também em pisciculturas para consumo humano e comercialização.

O que é o Tambacu?

tambacu-peixe

Origem do Tambacu:

O Tambacu é um peixe híbrido resultante do cruzamento do Tambaqui (Colossoma macropomum) com o Pacu (Piaractus mesopotamicus). Ele é uma espécie de origem artificial, criada em pisciculturas para consumo humano e também utilizada na pesca esportiva.

Este híbrido foi desenvolvido a partir de experimentos em laboratório, com o objetivo de obter um peixe que reunisse as características desejáveis de ambas as espécies, como tamanho, resistência, sabor e crescimento rápido.

O Tambacu é amplamente criado em pisciculturas em toda a América do Sul, especialmente no Brasil.

Descrição física do Tambacu:

O Tambacu é um peixe híbrido resultante do cruzamento entre o Tambaqui e o Pacu, apresentando características físicas que remetem às duas espécies progenitoras. Ele pode chegar a medir mais de um metro de comprimento e pesar mais de 30 quilos.

O corpo do Tambacu é ovalado e comprimido lateralmente, com escamas grandes e coloração que varia do cinza ao marrom-escuro, com manchas mais claras no dorso e laterais.

Sua cabeça é grande em relação ao corpo, com olhos grandes e boca terminal, com dentes cônicos e fortes.

O Tambacu é um peixe bastante similar ao Tambaqui e ao Pacu em termos de aparência, mas apresenta algumas diferenças físicas que o distinguem, como por exemplo a presença de pequenas manchas brancas na região da nadadeira dorsal e a ausência de manchas na região do opérculo.

Comportamento do Tambacu:

O Tambacu é um peixe que apresenta um comportamento bastante similar ao Tambaqui e ao Pacu, suas espécies progenitoras. Ele é um peixe de água doce, onívoro e diurno, que vive em cardumes e prefere águas calmas e profundas.

Em termos alimentares, o Tambacu é um peixe bastante versátil. Nesse diapasão, se alimenta tanto de vegetais quanto de animais, tais como frutas, sementes, insetos e crustáceos, bem como de pequenos peixes.

Essa alimentação variada com toda a certeza é um dos fatores que contribui para seu rápido crescimento e desenvolvimento.

Diferenças entre Pacu, Tambaqui e Tambacu

tambaqui-pacu-tambacu

Diferenças físicas:

As principais diferenças físicas entre o Pacu, Tambaqui e Tambacu estão relacionadas ao tamanho, forma do corpo e coloração.

– O Pacu é um peixe ovalado, com o corpo comprimido lateralmente, escamas grandes e coloração que varia do cinza ao marrom-escuro. Sua cabeça é grande em relação ao corpo, com olhos pequenos e boca terminal, com dentes molariformes que lembram os de humanos;

– Já o Tambaqui é um peixe de corpo ovalado, alto e comprimido lateralmente, com escamas grandes e coloração que varia do cinza-escuro ao verde-oliva, com manchas esbranquiçadas. Ele apresenta uma cabeça grande, com olhos grandes e boca terminal, com dentes molariformes que lembram os do Pacu e;

– E o Tambacu é um peixe híbrido que apresenta características físicas que remetem às duas espécies progenitoras. Ele é ovalado e comprimido lateralmente, com escamas grandes e coloração que varia do cinza ao marrom-escuro, com manchas mais claras no dorso e laterais. Sua cabeça é grande em relação ao corpo, com olhos grandes e boca terminal, com dentes cônicos e fortes.

Diferenças comportamentais:

Os comportamentos do Pacu, Tambaqui e Tambacu são bastante similares. Todavia, existem algumas diferenças comportamentais entre eles, a saber:

-O Pacu é um peixe que vive em cardumes, preferencialmente em águas calmas e profundas. Ele é um peixe onívoro, que se alimenta tanto de vegetais quanto de animais, e costuma se alimentar durante o dia. O Pacu também é conhecido por saltar fora da água quando capturado, tornando a pesca esportiva muito popular entre os pescadores.

-O Tambaqui também vive em cardumes e prefere águas calmas e profundas, mas costuma se alimentar mais durante a noite. Ele é um peixe onívoro, que se alimenta de frutas, sementes, vegetais e pequenos animais. O Tambaqui é um peixe muito forte e resistente, sendo bastante valorizado na pesca esportiva.

-O Tambacu, como resultado do cruzamento do Pacu e do Tambaqui, apresenta características comportamentais de ambas as espécies. Ele é um peixe onívoro, que vive em cardumes e prefere águas calmas e profundas. Assim, o Tambacu costuma se alimentar durante o dia e a noite, sendo uma espécie muito versátil em relação à alimentação. Além disso, é um peixe muito forte e resistente, oferecendo uma luta desafiadora aos pescadores.

Técnicas para Pesca

vara-molinete-pesca

Pacu:

Se você está interessado em aprender técnicas de pesca para pegar Pacu, aqui estão algumas dicas:

  1. Escolha o equipamento certo: para pescar Pacu, você precisa de uma vara de pesca média ou pesada e uma linha resistente, de pelo menos 20 libras. Você também pode usar iscas naturais, como minhocas, pedaços de frutas e salsicha;
  2. Procure áreas com vegetação aquática: O Pacu geralmente se alimenta de frutas e sementes que caem na água, então procure áreas com árvores próximas ao rio ou ao lago onde você está pescando. Além disso, o Pacu também gosta de se esconder em meio a vegetação aquática, então tente encontrar áreas com plantas aquáticas.
  3. Use uma boia: a pesca com boia é uma técnica muito eficaz para pescar Pacu. Sendo assim, use uma bóia grande e mantenha a isca a uma profundidade de cerca de 1 metro abaixo da superfície da água.
  4. Seja paciente: o Pacu é um peixe inteligente e pode levar algum tempo para que ele morda a isca. Tenha paciência, portanto, e tente manter a isca em movimento para chamar a atenção do peixe.
  5. Mantenha a isca fresca: o Pacu é atraído por iscas frescas. Logo, certifique-se de que sua isca esteja em boas condições, bem como troque-a regularmente.
  6. Por fim, esteja atento às condições climáticas: o Pacu é mais ativo em águas mais quentes e durante o dia. Por consequência, tente pescar em dias quentes e ensolarados para aumentar suas chances de sucesso.

Kit para Pesca do Pacu:

  1. Vara de pesca: Uma vara de pesca média a pesada, com comprimento de 2,10 a 2,70 metros, é ideal para a pesca do pacu.
  2. Molinete ou carretilha: Um molinete com capacidade para pelo menos 100 metros de linha ou uma carretilha com capacidade para pelo menos 120 metros de linha é necessário para a pesca do pacu.
  3. Linha: Use uma linha resistente, de pelo menos 0,30 mm. Linhas de fluorocarbono são ideais para evitar que o pacu perceba a linha e se assuste.
  4. Anzol: Um anzol de tamanho 3/0 a 5/0 é recomendado.
  5. Iscas: O pacu se alimenta de frutas, sementes e insetos. Iscas como pedaços de frutas, milho cozido, minhocas e grilos são muito eficazes na pesca do pacu.

Tambaqui:

Se você está interessado em aprender técnicas de pesca para pegar Tambaqui, aqui estão alguns exemplos:

  1. Escolha o equipamento certo: para pescar Tambaqui, você precisa de uma vara de pesca média ou pesada e uma linha resistente, de pelo menos 30 libras. O anzol deve ser grande o suficiente para acomodar a isca e a boca do Tambaqui, que é grande.
  2. Use iscas naturais: O Tambaqui é um peixe onívoro e se alimenta de uma variedade de alimentos, incluindo frutas, sementes e insetos.
  3. Procure águas tranquilas: O Tambaqui geralmente é encontrado em águas mais lentas e profundas, perto de bancos de areia ou pedras submersas. Sendo assim, procure por áreas com vegetação aquática, pois isso pode atrair Tambaquis em busca de alimento.
  4. Esteja atento às condições climáticas: o Tambaqui é mais ativo em águas mais quentes e durante o dia. Desta forma, tente pescar em dias quentes e ensolarados para aumentar suas chances de sucesso.
  5. Seja paciente: o Tambaqui pode ser um peixe cauteloso e pode levar algum tempo para que ele morda a isca. Ou seja, tenha paciência e tente manter a isca em movimento para chamar a atenção do peixe.
  6. Use uma técnica de pesca de fundo: Tambaqui muitas vezes se alimenta no fundo do rio, então uma técnica de pesca de fundo pode ser muito eficaz. Use uma boia grande para manter a isca no fundo do rio.

Kit para Pesca do Tambaqui:

  1. Vara de pesca: Uma vara de pesca média a pesada, com comprimento de 2,40 a 2,70 metros, é ideal para a pesca do Tambaqui.
  2. Molinete ou carretilha: Um molinete com capacidade para pelo menos 120 metros de linha ou uma carretilha com capacidade para pelo menos 150 metros de linha é necessário para a pesca do Tambaqui.
  3. Linha: Use uma linha resistente, de pelo menos 0,35 mm. Linhas de fluorocarbono são ideais para evitar que o Tambaqui perceba a linha e se assuste.
  4. Anzol: Um anzol de tamanho 5/0 a 7/0 é recomendado.
  5. Iscas: O Tambaqui se alimenta de uma variedade de alimentos, incluindo frutas, sementes e insetos. Iscas naturais, como pedaços de frutas, minhocas e grilos, são muito eficazes na pesca do Tambaqui.

Tambacu:

Se você está interessado em aprender técnicas de pesca para pegar Tambacu, aqui estão algumas dicas:

  1. Escolha o equipamento certo: para pescar o Tambacu, você precisa de uma vara de pesca pesada e uma linha resistente, de pelo menos 30 libras. O anzol deve ser grande o suficiente para acomodar a isca e a boca do Tambacu, que é grande.
  2. Use iscas variadas: incluindo frutas, salsicha, massas. Iscas naturais, como minhocas e grilos, também são muito eficazes na pesca de Tambacu.
  3. Procure águas tranquilas: O Tambacu geralmente é encontrado em águas mais lentas e profundas, perto de bancos de areia ou pedras submersas. Procure por áreas com vegetação aquática, pois isso pode atrair Tambacus em busca de alimento.
  4. Use uma técnica de superfície: Tambacu muitas vezes se alimenta na superfície em lagos, principalmente quando a água está mais quente. Use boias cevadeiras, torpedo, teste também esquemas com chicotes e anteninhas.
  5. Seja paciente: o Tambacu pode ser um peixe cauteloso e pode levar algum tempo para que ele morda a isca. Ou seja, tenha paciência e tente manter a isca em movimento para chamar a atenção do peixe.
  6. Por fim, esteja atento às condições climáticas: o Tambacu é mais ativo em águas mais quentes e durante o dia. Tente pescar em dias quentes e ensolarados para aumentar suas chances de sucesso.

Kit para Pesca do Tambacu:

  1. Vara de pesca: Uma vara de pesca média a pesada, com comprimento de 2,40 a 2,70 metros, é ideal para a pesca do Tambacu.
  2. Molinete ou carretilha: Um molinete com capacidade para pelo menos 120 metros de linha ou uma carretilha com capacidade para pelo menos 150 metros de linha é necessário para a pesca do Tambacu.
  3. Linha: Use uma linha resistente, de pelo menos 0,35 mm. Linhas de fluorocarbono são ideais para evitar que o Tambacu perceba a linha e se assuste e possa servir como chicote.
  4. Anzol: Um anzol de tamanho 5/0 a 7/0 é recomendado.
  5. Boias: Teste uma variedade de boias, como por exemplo Cevadeiras e Torpedos. Use-as com chicotes, boias auxiliares ou até mesmo com anteninhas e miçangas.
  6. Iscas: Massas, carnes, frutas, rações furadas e insetos são boas opções, entre outras iscas naturais.

E aí? Gostou desta matéria? Ela foi escrita por um leitor e seguidor do Bóra Pescar, chamado GUSTAVO MERLO ARGENTON.

Referências:

– https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-pacu-piaractus-mesopotamicus

– https://www.cpt.com.br/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-tambaqui-colossoma-macropomum

– https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/voce-conhece-o-tambacu

– https://tralhaarrumada.com/blogs/tralha-informa/as-melhores-iscas-para-pesca-de-praia-dicas-para-uma-pesca-de-sucesso