Linguados

linguado

Há várias espécies de linguados (Paralichthys spp, família Paralichthyidae) no Brasil e mundo afora.

Também conhecidos por “tapas”, “línguas de mulatas” e “solhas”, os linguados são famosos por ter os dois olhos do mesmo lado corpo:

linguado

Está curioso e quer saber mais sobre o peixe? Então vem com a gente!

CARACTERÍSTICAS:

Os linguados possuem o corpo bastante comprimido e coloração variável. Vivem no fundo e deitados com o lado onde não estão os olhos.

O mais curioso, entretanto, é que eles não nasceram assim, com os dois olhos no mesmo lado da cabeça.

Primeiramente eles nascem como um peixe comum. Ocorre, contudo, que mais tarde passam por uma metamorfose e um dos olhos acaba sendo deslocado para o outro lado, geralmente o esquerdo.

Como consequência, também passam a nadar de lado.

Inclusive a parte de baixo, que é mais clara, antes era o lado direito ou esquerdo do peixe. Sabe-se, por certo, que as modificações morfológicas do peixe são causadas pelo desenvolvimento de sua glândula tireoide, que causa o deslocamento do olho do peixe.

Já o corpo virado de lado pode ser uma questão de vantagem evolutiva, pois permite fica enterrado no fundo e se proteger de predadores.

Tirando essa aparência esquisita, até mesmo feia na opinião de alguns, o linguado é um peixe muito importante comercialmente e também na pesca esportiva.

Sua carne é, inclusive, considerada de primeira linha, junto com robalo, badejo, pescada e garoupa, entre outros.

São carnívoros, predadores e capazes de alterar totalmente sua coloração.

Vivem em fundos de areia, lodo e cascalho. Se movem ondulando o corpo e toleram bem variação de salinidade, sendo encontrados tanto no mar, como na água salobra.

DICAS DE PESCA:

Os linguados se alimentam de peixes e crustáceos. Logo, podem ser pescados tanto com iscas naturais, como com iscas artificiais.

Na pescaria com iscas naturais o uso de camarão vivo é infalível. Se for pescar na praia, use pequenos pedaços de sardinhas ou camarões.

Se a pescaria for de costão ou embarcada, a utilização de camarão artificial com jig head tem se mostrado muito eficiente:

linguados

Shads e jigs de pena, trabalhados rente ao fundo, também geram bons resultados.

E ainda: seus dentes são bastante pontudos e afiados. Sendo assim, tome bastante cuidado.

O recorde mundial de linguado brasileiro (Paralichthys brasiliensis), chamado nos USA de brazilian flounder, foi batido em 2004 com um peixe de 6,25kg capturado na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, com camarão vivo.

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste
Fotos: Rodi Guia e Instrutor de Pesca e Eliezer Jobson.