Linguados
Há várias espécies de linguados (Paralichthys spp, família Paralichthyidae) no Brasil e mundo afora.
Também conhecidos por “tapas”, “línguas de mulatas” e “solhas”, os linguados são famosos por ter os dois olhos do mesmo lado corpo:
Está curioso e quer saber mais sobre o peixe? Então vem com a gente!
CARACTERÍSTICAS:
Os linguados possuem o corpo bastante comprimido e coloração variável. Vivem no fundo e deitados com o lado onde não estão os olhos.
O mais curioso, entretanto, é que eles não nasceram assim, com os dois olhos no mesmo lado da cabeça.
Primeiramente eles nascem como um peixe comum. Ocorre, contudo, que mais tarde passam por uma metamorfose e um dos olhos acaba sendo deslocado para o outro lado, geralmente o esquerdo.
Como consequência, também passam a nadar de lado.
Inclusive a parte de baixo, que é mais clara, antes era o lado direito ou esquerdo do peixe. Sabe-se, por certo, que as modificações morfológicas do peixe são causadas pelo desenvolvimento de sua glândula tireoide, que causa o deslocamento do olho do peixe.
Já o corpo virado de lado pode ser uma questão de vantagem evolutiva, pois permite fica enterrado no fundo e se proteger de predadores.
Tirando essa aparência esquisita, até mesmo feia na opinião de alguns, o linguado é um peixe muito importante comercialmente e também na pesca esportiva.
Sua carne é, inclusive, considerada de primeira linha, junto com robalo, badejo, pescada e garoupa, entre outros.
São carnívoros, predadores e capazes de alterar totalmente sua coloração.
Vivem em fundos de areia, lodo e cascalho. Se movem ondulando o corpo e toleram bem variação de salinidade, sendo encontrados tanto no mar, como na água salobra.
DICAS DE PESCA:
Os linguados se alimentam de peixes e crustáceos. Logo, podem ser pescados tanto com iscas naturais, como com iscas artificiais.
Na pescaria com iscas naturais o uso de camarão vivo é infalível. Se for pescar na praia, use pequenos pedaços de sardinhas ou camarões.
Se a pescaria for de costão ou embarcada, a utilização de camarão artificial com jig head tem se mostrado muito eficiente:
Shads e jigs de pena, trabalhados rente ao fundo, também geram bons resultados.
E ainda: seus dentes são bastante pontudos e afiados. Sendo assim, tome bastante cuidado.
E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!