Pescaria embarcada na Ilha do Mel – PR

pescaria-embarcada-ilha-mel

Neste sábado que se passou (01/09/2018) nós, do Bóra Pescar, fomos realizar uma pescaria embarcada na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná.

Já aproveitamos a oportunidade e contratamos os serviços de um cliente nosso, a DETTMERS DIVING PESCARIAS.

Rodrigo, seu proprietário, se mostrou bastante confiável e profissional, pois manteve contato conosco até o dia da pescaria. Ele não só respondia nossas dúvidas, como também ia nos informando as condições do tempo nos dias que antecediam a pescaria. Isso é muito bom e passa mais confiança.

Nosso grupo tinha 10 (dez) pescadores e todos estavam empolgados com a pescaria. Afinal, a Ilha do Mel – PR tem uma ótima reputação, pois sempre sai peixe bom naquela região. A expectativa era pegar pescadas, sargos, corvinas e outros peixes costeiros.

CORRICANDO:

Já na ida, enquanto o barco estava se deslocando para o primeiro pesqueiro (Palmas), decidimos corricar:

pescaria-embarcada-ilha-mel

O corrico, pra quem não conhece, consiste em soltar uns 100 metros de linha ou mais atrás do barco com uma isca artificial de meia água ou de fundo na ponta da linha, a qual vem sendo “arrastada” em velocidade baixa, a fim de atiçar peixes como a sororoca e a bicuda, entre outros.

O legal desse tipo de pescaria é que a batida do peixe na isca é violenta, então é preciso que o material esteja bem reguladinho, principalmente a fricção do molinete ou da carretilha. Também é aconselhável utilizar uma vara de ação rápida ou extra rápida para facilitar o trabalho da isca e auxiliar na fisgada.

Infelizmente não tivemos nenhuma ação de peixe no corrico, mas não desanimamos. Até porque esse tipo de pescaria gera mais resultado quando se passa bem próximo de costões e/ou em volta de pequenas pedras.

ILHA DE PALMAS:

Se você é da Região Sul, principalmente do Paraná e Santa Catarina, já deve ter ouvido falar da Ilha de Palmas. Trata-se de um excelente ponto de pesca, com um grande parcel onde saem ótimas pescadas. Algumas acima de dois dígitos.

Foi para a Ilha de Palmas (lado Norte) que nós rumamos e, por incrível que pareça, o mar estava lisinho, lisinho:

pescaria-embarcada-ilha-mel

Isso permitiu que o pessoal já fosse arrumando o material com calma:

pescaria-embarcada-ilha-mel

Infelizmente o Lado Norte da Ilha de Palmas (em frente ao Forte da Ilha do Mel) não rendeu bons peixes que merecessem registro. Sendo assim, resolvemos arriscar o lado Sul da Ilha de Palmas e a estratégia deu resultado.

Aos poucos os peixes começaram a aparecer:

pescaria-embarcada-ilha-mel

pescaria-embarcada-ilha-mel

E o mais curioso é que nesse ponto o mar estava bem agitado, com ondas vindo de todas as direções. Pra quem não está acostumado, a dica é tomar um Dramin ou Meclin (remédios para enjoo) um dia antes da pescaria e outro uma hora antes. Dessa forma as chances de passar mal diminuem bastante.

Foi nesse pesqueiro que saiu, inclusive, a maior pescada dessa pescaria embarcada na Ilha do Mel:

pescaria-embarcada-ilha-mel

Foi pega no camarão vivo e deu 2 kg na balança. Uma bela pescada branca capturada pelo pescador Keller. Nessa hora teve pescada até na isca artificial:

pescaria-embarcada-ilha-mel

Mudamos então para um pesqueiro mais calmo a fim de fazer um churrasquinho no barco:

pescaria-embarcada-ilha-mel

E após matar a fome mudamos mais uma vez para outro pesqueiro e saíram mais alguns peixinhos:

pescaria-embarcada-ilha-mel

Claro que saíram muitos outros peixes, tais como Saguás, Cocorocas, Betaras e Bagres (uns vinte mil bagres, mais ou menos hahaha), mas não tiramos fotos de todos e muitos eram pequenos.

ENCERRANDO A PESCARIA EM GRANDE ESTILO:

Para encerrar com chave de ouro nossa pescaria embarcada na Ilha do Mel fomos dar mais uma linhada na Praia do Miguel. Foi com esse visual e esse belo pôr do Sol que fechamos nossa pescaria:

pescaria-embarcada-ilha-mel

Nesse local, vale registrar, ainda saíram mais algumas pescadinhas e betaras. Sem dúvida um pesqueiro muito bom e que eu pretendo voltar.

E assim terminamos nossa pescaria embarcada na Ilha do Mel. Após 12 (doze) horas de pescaria estávamos todos extremamente felizes, de alma lavada, bem como exaustos e quebrados ao mesmo tempo. Entretanto, quem pesca sabe: vale a pena!

Esperamos que tenham gostado do relato! Grande abraço!

Texto e fotos: Marcelo Paste