05 dicas para pescadores de praia iniciantes

5 DICAS

PARA PESCADORES DE PRAIA INICIANTES

1. NÃO ARREMESSE COM A CHUMBADA DENTRO DA ÁGUA

foto mostrando como fazer um arremesso de pesca de praia correto e um incorreto

Sempre arremesse com a chumbada encostando na areia seca, conforme mostra a foto do lado esquerdo. Dessa forma, a única resistência que a chumbada enfrentará durante o arremesso é a do ar, não da água.

Se você arremessar com a chumbada dentro da água, mesmo que numa fina lâmina, a chumbada sofrerá resistência (vide foto da direita). Logo, o blank da vara será mais exigido/torcido, podendo ocasionar até mesmo a sua quebra.

Inclusive muitos pescadores de praia (não só os iniciantes) têm o costume de entrar na água para arremessar. Ao assim fazê-lo, é bem comum ver a chumbada dentro da água na hora do arremesso. Isso não só diminui a distância do arremesso, como também sobrecarrega o caniço e aumenta a chance de quebra. Já vi isso acontecer pessoalmente. E também já vi vídeos no Youtube em que os caniços quebraram por esse motivo. Boa parte dos pescadores de praia sequer perceberam que era essa a causa da quebra.

Portanto, se você é um desses que entra dentro da água para arremessar, não faça mais isso. Além de ser perigoso (por conta de buracos na praia, arrebentação, correntes de retorno, etc), o seu material sofre. O molinete pega respingos de água salgada que se infiltram nas engrenagens, oxidam e estragam o equipamento. E a vara de pesca, por sua vez, pode quebrar se a chumbada estiver dentro da água na hora do arremesso.

Ao invés de entrar no mar para arremessar, vale mais a pena aprimorar sua técnica de arremesso.

2. QUANTO MAIS PRÓXIMA A CHUMBADA ESTIVER DA PONTEIRA NA HORA DO ARREMESSO, MAIOR SERÁ O RISCO DELA QUEBRAR 

foto de uma vara de pesca com a chumbada bem próxima da ponteira da vara

Digamos que você está usando uma vara cujo casting weight (capacidade de arremesso) seja de 100/200g segundo o fabricante. Digamos também que você esteja usando uma chumbada de 120g, a qual é condizente com o casting weight e está lhe rendendo bons arremessos com o caniço que está usando.

Porém, em um momento de distração, você foi se preparar para fazer outro arremesso e sem perceber deixou a chumbada lá em cima, bem mais perto da ponteira do que costuma deixar. O arremesso foi feito e o caniço não quebrou, o que é ótimo. Contudo, pode ter certeza: você forçou bem mais a ponteira do seu caniço fazendo isso e se continuar uma hora ela quebrará.

Ainda mais se a gramagem da chumbada for bem próxima do limite do caniço. Afinal, uma coisa é arremessar com 140g fazendo o blank todo trabalhar e outra coisa é arremessar com 140g fazendo só a ponteira trabalhar, por exemplo.

Em outras palavras, quanto mais perto a chumbada fica da ponteira na hora do arremesso, mais a ponteira sofre. Ao invés da energia ser dissipada pelo blank como um todo, ela é concentrada quase que exclusivamente na ponteira.

O mais seguro os pescadores de praia, principalmente para iniciantes, é posicionar a chumbada na altura do primeiro passador da vara. No máximo na altura do segundo passador.

3. ARREMESSAR LONGE NÃO SIGNIFICA PESCAR MELHOR QUE OS OUTROS 

Uma das primeiras coisas que os pescadores de praia iniciantes desejam aprender é arremessar longe. Todos que eu conheço tinham esse anseio, inclusive eu.

Como eu sentia vergonha em arremessar mal, essa foi uma das primeiras coisas que eu quis aprender (arremessar melhor e mais longe). Se você está nessa situação, hoje em dia já existem vários vídeos na Internet que podem lhe ajudar. Eu mesmo fiz um que talvez ajude você:

 

Embora arremessar longe seja legal e possa render bons resultados em algumas circunstâncias, isso não significa necessariamente pegar mais peixes ou pescar melhor que os outros.

Exemplo prático:

Digamos que há dois pescadores de praia lado a lado na praia e que há um alagamar na frente deles. Um desses pescadores é um exímio arremessador e outro não. Pelo contrário. Um deles só consegue fazer arremessos curtos e meio desengonçados. Assim, o pescador que detêm a técnica de grandes arremessos decide mostrá-la e faz um longo arremesso, além do último canal visível. Já o outro pescador arremessa perto e sem jeito, mas joga as iscas dentro do alagamar.

Partindo do pressuposto que ambos estavam usando iscas iguais e da mesma qualidade, as chances de ambos pegarem peixes é boa. Entretanto, a probabilidade do pescador que lançou perto pegar mais peixes ou peixes até maiores que o outro é razoavelmente maior. No mínimo ele terá feito menos esforço para pegar peixes e perderá menos tempo recolhendo a linha, o que lhe dará a chance de pegar mais peixes em menos tempo que o seu colega do lado.

Ou seja, nem sempre é necessário fazer longos arremessos para pegar bons peixes e arremessar longe não deve ser a regra na pesca de praia, mas sim um recurso a ser utilizado quando necessário.

4. PROCURE USAR ISCAS SEMPRE FRESCAS

Camarão fresco, recém chegado do mar e praticamente vivo, é 1.000 vezes melhor do que aquele camarão que você encontra lá no mercado de peixes. Na banquinha da peixaria o camarão já está misturado com gelo e sabe mais lá o quê.

Eu sei que dizer isso é algo bem básico, mas muitos pescadores de praia (por preguiça ou pressa) ignoram esse fato e acabam comprando camarões ruins. Ademais, quando os pescadores de praia compram camarões já moles, praticamente putrefatos e vão pescar, é comum não pegarem peixes e ficarem chateados, culpando a praia, o material e os peixes pelo insucesso.

Logo, é preciso que os pescadores de praia iniciantes tenham em mente o seguinte: você vai cometer alguns erros no começo, mas não deixem que a escolha da isca não seja um deles. Escolham e ofereçam aos peixes uma boa isca. Isso é metade do caminho andado.

Além disso, se puderem usar iscas disponíveis no local da pescaria, melhor ainda. Sarnambis, tatuíras, corruptos e outras iscas podem ser capturadas no próprio local. E o melhor: são de graça. São excelentes iscas e se estão ali é porque a praia está preservada, a água é boa e essas iscas já são o alimento costumeiro dos peixes daquela área.

Dica:

Se não puder ou não souber pegar iscas, evite comprar iscas congeladas. Infelizmente é normal as peixarias adicionarem o infame pózinho (metabissulfito de sódio) na isca, a fim de mascarar a sua verdadeira condição de preservação.

Uma dica para saber se o camarão é fresco é tentar retirar a casca dele. Se a casca sair fácil, refugue, pois é camarão velho. Já o camarão fresco é mais difícil de descascar. O vivo então, quase impossível.

Depois de comprar a isca, se não for usá-la na hora ou logo em seguida, aprenda a como acondicioná-la corretamente para que dure. Se tiver dúvida em como fazer isso, assista esse vídeo:

 

5. NÃO FIQUE DANDO “CONFIRMADAS” APÓS O PEIXE JÁ ESTAR FISGADO 

foto mostrando uma confirmada da fisgada de um peixe

Amigos pescadores de praia: conforme muitos já sabem, na pesca de praia não é preciso fisgar os peixes. Não na pesca de fundo pelo menos. Na pesca de beirada até é preciso/aconselhável ter o reflexo da fisgada, mas na pesca de fundo não. A chumbada já faz esse serviço.

E se não é preciso fisgar o peixe, é menos necessário ainda ficar dando confirmadas. Para quem não sabe o que são as tais confirmadas, são aqueles puxões repentinos do caniço para trás. Como se estivesse confirmando que o peixe realmente está fisgado. Além de desnecessário, isso ainda destrói a boca do peixe.

A confirmada, na realidade, é algo necessário apenas em peixes de boca dura. Algo muito mais comum na pesca em água doce, como na pesca de douradostraíras, entre outros. Assim, além de não ajudar em nada, essas confirmadas podem ocasionar a perda do peixe.

Em conclusão, não se preocupe em dar confirmadas após notar que o peixe está fisgado. Simplesmente venha recolhendo sem folgar a linha e respeitando a briga com o peixe, abrindo a fricção se necessário.

Gostou dessa matéria sobre 05 dicas para pescadores de praia iniciantes? Então acompanhe o blog e Bora Pescar!

Um abraço,

Marcelo Paste

Texto e fotos: Marcelo Paste