Gosto de barro no peixe?

gosto-barro-peixe

Se você gosta de comer peixe é bem provável que já tenha se deparado com esse problema: gosto de barro no peixe.

E quem passou por isso, sabe: não adianta jogar limão em cima para minimizar o gosto de barro.

MAS AFINAL, O QUE CAUSA O GOSTO DE BARRO NO PEIXE?

O gosto de barro, também conhecido como “off-flavor”, é causado pela concentração, na carne do peixe, de compostos produzidos por bactérias presentes na água e no solo dos lagos e rios. São as chamadas cianobactérias.

Tais bactérias, junto com microalgas, produzem oxigênio na água. O problema é que elas também produzem dois compostos que geram um gosto e odor desagradável, a saber: a Geosmina e o Metil-isoborneol.

Quando essas cianobactérias se reproduzem de forma descontrolada, os dois compostos em questão são absorvidos pelos peixes por meio das brânquias e vão se depositar no tecido adiposo e principalmente na gordura do peixe.

Essa é, portanto, a razão pela qual alguns peixes como a carpa e o curimba podem apresentar forte odor e gosto de barro na carne, pois são espécies que possuem alto teor de gordura e têm mais chances de acumular tais componentes.

Tilápiaspacus e outros peixes de água doce, contudo, também podem apresentar o mesmo problema. Afinal, o que determina a presença do odor e gosto de barro no peixe é a qualidade da água e, por consequência, a presença da Geosmina e do Metil-isoborneol em excesso, justamente por causa da proliferação demasiada desses componentes no lago ou rio.

DICAS PARA ELIMINAR O ODOR E O GOSTO DE BARRO NO PEIXE:

gosto-barro-peixe

Se você quer saborear um peixe de água doce e está preocupado com a possibilidade do mesmo apresentar gosto de barro, não se preocupe. Há algumas formas de contornar o problema. Confira as dicas:

 1. Adicione leite: isso mesmo. O leite ajuda a depurar o peixe, pois atrai para si os compostos Geosmina e o Metil-isoborneol. Dessa forma, antes de temperar o peixe adicione leite na carne e deixe-o descansar por uns 30 (trinta) minutos aproximadamente. Feito isto você pode lavar o peixe com água e, em seguida, temperá-lo a gosto

2. Use cachaça: além de amaciar a carne do peixe, a cachaça mascara e reage com o gosto do peixe. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade.

3. Retire a parte mais gordurosa da carne:quando você for limpar o peixe notará que algumas partes da carne são vermelhas. Trata-se de um nervo (fio lateral do peixe), também chamado de “músculo vermelho”, o qual contêm mais gordura que as outras partes. Retirar essa parte, portanto, ajuda a retirar o gosto de barro no peixe.

Como você pode ver, é possível contornar o problema!

E aí? Gostou da matéria? Então acompanhe o Blog e Bóra Pescar!!!

Texto: Marcelo Paste