Sabiki: o que é? Funciona mesmo?
Já ouviu falar em sabiki?
O sabiki nada mais é do que um chicote com vários anzóis, normalmente 05 (cinco) ou mais, iscados com pequenas miçangas ou penachos.
No final do chicote é colocada uma pequena chumbada. Esta não deve ser muito pesada a ponto de arrastar a linha somente no fundo, mas nem tão leve a ponto de atrapalhar o arremesso. E na outra extremidade do chicote amarra-se a linha principal.
A ideia é que o sabiki possa ser recolhido no fundo, na meia água ou mais próximo da superfície. A profundidade variará conforme a velocidade do recolhimento.
QUAIS PEIXES EU POSSO PESCAR USANDO O SABIKI?
Usando o sabiki o pescador conseguirá capturar diferentes espécies, desde aquelas que ficam no fundo (betaras, corvinas, linguados, por exemplo), até os peixes de meia água e de superfície.
Ainda pouco valorizado, ele é muito eficaz na pesca de peixes como:
- xereletes (xixarros);
- palombetas;
- pequenos xaréus;
- olhos de cão;
- cocorocas;
- betaras;
- linguados;
- corvinas e muitos outros peixes.
Ele pode ser utilizado também na pesca de peixes de água doce, como o lambari, por exemplo. E também tem aplicação na pesca de praia e na pesca de costão.
COMO FUNCIONA?
Para trabalhá-lo é muito fácil. Após o arremesso comece o recolhimento dando pequenos toques secos de ponta de vara, a fim de atiçar os peixes.
Depois que você sentir uma fisgada, não recolha imediatamente. Muitas vezes estamos diante de um cardume, então espere um pouco e você terá grandes chances de capturar dois ou mais peixes de uma só vez:
As pescarias com sabikis são muito divertidas e com material leve proporcionam brigas emocionantes!
Não acredita? Então confira a eficácia do sabiki no vídeo do nosso parceiro Caiaqueiro Solitário: