Saiba aonde arremessar suas iscas!

SAIBA AONDE ARREMESSAR SUAS ISCAS

Se você já pesca ou pescou várias vezes na praia o que eu lhe vou dizer agora não é nenhum segredo. Agora, se você nunca pescou na praia ou está começando agora, a dica a seguir será muito interessante: na pesca de praia você não deve arremessar suas iscas a ermo. Isto é, em qualquer lugar.

Se você fizer isso (arremessar por arremessar, sem escolher aonde a isca deve cair), a chance de você pegar peixes diminuirá. E muito.

Afinal, os peixes gostam de nadar pelos canais, valetas e alagamares. Além disso, em alguns tipos de praias há locais bem rasos e outros locais bem fundos. Nestes últimos a oferta de comida geralmente é maior, o que explica a concentração de peixes maiores também. Conforme você já deve ter concluído, é importantíssimo você saber aonde arremessar suas iscas.

Agora que você já sabe isso, vamos à parte mais “prática”.

ALAGAMARES:

O alagamar é um ótimo local para pescar e péssimo para nadar. Geralmente é o local que os salva-vidas colocam aquela placa de “perigo”. É um local mais fundo e com correnteza, o que significa que é um bom local para os peixes ficarem, pois a correnteza revira o fundo da areia e expõe os alimentos dos peixes.

O único porém é que nem todos os pescadores sabem identificar um alagamar com facilidade. Caso você se enquadre nesta situação, o vídeo abaixo vai te ajudar:

 

O bom de pescar no alamagar (além da chance de pegar peixes grandes) é que os arremessos podem ser curtos. Como a profundidade costuma ser maior já nos primeiros metros (pode reparar que a água é mais escura justamente porque ali é mais fundo), os arremessos não precisam ser longos. Ato contínuo, isso permite ao pescador utilizar iscas vivas, como camarões vivos, por exemplo, pois com o arremesso curto a chance da isca cair do anzol ou então morrer diminui bastante.

PERTO DE PEDRAS:

Sim, perto de pedras é um excelente local. Obviamente as chances de enrosco aumentam, mas as chances de pegar bons peixes também. Pampos, robalos, sargos, badejos e muitos outros peixes adoram comer junto às pedras.

Na foto acima, por exemplo, você pode reparar que lá em cima há ondas e até alguns surfistas. Aquele ponto está a mais ou menos uns 150m de distância da areia e tem ondas porque embaixo dele há um parcel. Ou seja, há peixes ali. E bons peixes, então é um bom local aonde arremessar suas iscas. Quando o pescador sabe identificar isto meu amigo, a chance de sucesso é grande. Falta só o cidadão saber arremessar bem para chegar naquela distância, mas aí é um papo para outro post.

ALÉM DOS BANCOS DE AREIA:

Olhe bem para a imagem acima. Olhe mesmo, com calma. Aquele que está pescando ali sou eu, este que vos escreve. Nesse dia eu comecei pescando pra lá daquela seta. A maré estava baixa e foi subindo, subindo, até que veio parar ali aonde estou agora na foto.

Então entre onde eu estou e aquela seta lá há uma valeta que, embora pareça boa para pescar, era muito rasa. Tinha aproximadamente uns 50cm de profundidade. E depois dela começava o banco de areia, que é o local que você deve evitar. Quando você se depara numa situação assim, você deve arremessar além do banco de areia, pois neste a profundidade é bem pequena. Para você ter uma ideia, lá onde está o banco de areia era o local onde eu estaria em pé pescando se a maré estivesse baixa.

Sendo assim, é preciso tomar cuidado, pois arremessar a isca em bancos de areia é algo mais comum do que se imagina. Especialmente para quem ainda está aprendendo a fazer a leitura do mar.

E aí? Gostou da matéria sobre aonde arremessar suas iscas?

Então acompanhe o blog que em breve postaremos mais!

Um abraço,

Marcelo Paste